quinta-feira, 23 de março de 2017

Mineiro coordena reunião pela retomada das obras da Transposição do São Francisco

Em reunião coordenada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), nesta quarta-feira (22), na sede do legislativo potiguar, parlamentares do Rio Grande do Norte e da Paraíba, gestores de órgãos do Governo do Estado e representantes da Igreja Católica, entidades empresariais e movimentos sociais assinaram a “Carta de Natal”, endereçada às bancadas federais dos dois estados e ao Ministério da Integração Nacional, cobrando a retomada das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

_dsc1265
Na abertura da reunião, Mineiro destacou a “necessidade de união” entre as forças       políticas, empresarias e sociais do RN e da Paraíba. “Essa coalização é essencial para pressionar o governo federal pela retomada, agilidade e conclusão das obras que trarão as águas da transposição aos municípios potiguares e paraibanos”, comentou.


O documento assinado pelos participantes da reunião contém um conjunto de providências necessárias para destravar o trecho interrompido do Eixo Norte, que permitirá que as águas de Cabrobró (PE) cheguem ao RN, parte do Sertão da Paraíba e parte do Ceará.

_dsc1336

O primeiro ponto é a execução do canal de aproximadamente 6 km que fará a interligação entre as barragens de Caiçara e Engenheiro Avidos, no município de Cajazeiras (PB), possibilitando que as águas da transposição cheguem ao RN e à Paraíba. Esse canal vai permitir perenizar o Rio Piranhas-Açu, que abastecerá o RN através das barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves.
O segundo item pede a execução integral da transposição até a bacia hidrográfica Apodi-Mossoró, ramal de 113 km que vai da Barragem de Caiçara (PB) até o leito do Rio Apodi-Mossoró. Esse projeto, porém, não foi nem ao menos licitado, o que deverá atrasar ainda mais a chega das águas ao RN.
_dsc1348
Em terceiro lugar, o documento solicita a inclusão das obras do Eixo Piancó-Coremas-Piranhas, reivindicado pela Paraíba, para perenizar o Rio Piancó, essencial para atender à população do Vale do Piancó (PB).
Além disso, os signatários da “Carta de Natal” reivindicam agilidade na revitalização das bacias doadora e receptora das águas da transposição, execução do saneamento básico dos municípios beneficiados e conclusão do modelo de gestão, operação e manutenção do Programa de Integração do São Francisco.
_dsc1346
Para o deputado estadual Jeová Campos (PB), “apenas com mobilização política, trabalho unificado e atuação em conjunto será possível assegurar a retomada e conclusão dessas obras, essenciais para evitar o colapso no abastecimento de água na Paraíba e no Rio Grande do Norte”.
A transposição totaliza 477 km de extensão, em dois eixos de transferência de água: Norte (260 km) e Leste (217). No total, 44 municípios potiguares devem ser beneficiados pela transposição do Rio São Francisco. Mineiro reiterou que, sem uma ação conjunta da Paraíba e do Rio Grande do Norte, dificilmente as obras serão retomadas.
_dsc1306
Além de Mineiro, assinaram o documento os deputados estaduais potiguares Galeno Torquato, George Soares, Gustavo Fernandes, Larissa Rosado e Jacó Jácome, os deputados estaduais paraibanos Jeová Campos, Renato Gadelha e Guilherme Almeida, o secretário de Recursos Hídricos do RN Ivan Gomes, o arcebispo metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, o bispo de Caicó Dom Antônio Carlos Cruz, o diretor da Fiern Pedro Terceiro de Melo, o presidente da Federação da Agricultura do RN José Vieira, o diretor-executivo da Fecomércio Jaime Mariz, o presidente da Fetarn Manoel Cândido, o presidente do Comitê de Bacias Piancó-Piranhas-Assú Procópio Lucena, a diretora de empreendimentos da Caern Geni Formiga e o secretário legislativo da AL-RN Elias Fernandes.
Fotos: Vlademir Alexandre. Via http://www.mineiropt.com.br/mineiro-coordena-reuniao-pela-retomada-das-obras-da-transposicao-do-sao-francisco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...