domingo, 14 de maio de 2017

Entenda por que a gratidão é a memória do coração:

Você sabia que o simples ato de agradecer é capaz de aumentar seu nível de felicidade pessoal e mudar seu destino? Já está comprovado: quem “se lembra” de agradecer sempre, mesmo em situações adversas, vive uma vida mais feliz e saudável.
Contudo, agradecer verdadeiramente é reconhecer e retribuir um bem que recebemos, do fundo do coração, não sendo, portanto, um raciocínio lógico. Não é à toa que já se difundiu: “gratidão é a memória do coração”.

Agradecer de coração é um sentimento genuíno, que é capaz de despertar a nobreza que existe em nosso interior e nos ligar imediatamente à energia criadora e positiva do universo. 

Em praticamente todas as religiões do mundo, a gratidão é o princípio básico para se levar uma vida centralizada na fé, em Deus e em tudo o que o Universo pode conspirar ao nosso favor. Na Bíblia, um dos livros mais difundidos no mundo, Jesus ensina, a todo momento, a importância de ter amor e gratidão no coração, para se ter um vida plena e feliz.
Nas culturas orientais, a gratidão também é diretriz para guiar uma vida com mais sabedoria e amor. Um filósofo japonês Mokiti Okada (1889-1955) registrou que “gratidão gera gratidão, lamúria gera lamúria”, sugerindo que quem vive em estado de gratidão acaba entrando em um ciclo contínuo de coisas boas e positivas. Não seria a infalível Lei da Atração agindo em nossas vidas?
Continue a leitura e aprenda como despertar seu coração para a verdadeira gratidão, atraindo a felicidade que você tanto deseja:

Ser grato pelo básico é o primeiro passo

Sigmundo Freud, o pai da psicanálise, já dizia: “Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”. Pense que o catalisador para uma vida com gratidão é simples: gravar no coração que sempre há algo para agradecer!
Parece clichê, mas acordar, abrir os olhos, respirar e se levantar da cama já são motivos de grandes agradecimentos da nossa parte ao universo. Pensando, mesmo superficialmente, todos nós temos, sempre, algo de bom em nossas vidas para levantar as mãos para os céus e agradecer.
Sabemos, entretanto, que sentir-se constantemente agradecido não é tão fácil quanto parece. Manter a chama acesa da gratidão no interior significa fazer um exercício diário para perceber pequenos milagres que acontecem na nossa vida, muitas vezes, sem que façamos muito esforço para tal.
Por isso, se estiver difícil ser grato, comece enumerando o básico presente na sua vida e verá que há muito mais coisas “presentes” do que “ausentes”.

Agradecer renova o sentimento de esperança

Um dos grandes benefícios da gratidão é renovar a esperança, enxergando que “fases ruins” são, quase sempre, uma questão de ponto de vista, um julgamento subjetivo e pessimista da realidade. Reveja uma situação considerada negativa em sua vida, agradeça nem que seja o fato de ter aprendido algo com ela, e veja como flui uma leveza e um sentimento de alegria antes não sentidos.
Às vezes, escolhemos focar no que “não está funcionando” na nossa vida, ou seja, os problemas, as lacunas, o que achamos que ainda falta conquistar ou ter. Contudo, agir assim é como cavar um poço bem fundo e pular nele, sem perceber.
Nosso subconsciente segue o que desejamos interiormente, como um roteiro de vida e, se ele segue uma linha feliz, de prosperidade e sucesso, nossa mente nos induz a um pensamento de felicidade. E nossas ações, inevitavelmente, seguirão este caminho.

Gratidão é o segredo da boa sorte

Ter gratidão é algo que não custa dinheiro e pode ser colocado em prática agora mesmo. Tornar-se grato é tão importante que é o primeiro passo para nos tornarmos seres humanos melhores — mais gentis, generosos, bondosos e humildes — e, consequentemente, filhos, maridos, esposas, pais e profissionais melhores.
Quem sente gratidão pelo que possui, torna-se menos ansioso e estressado, melhora o relacionamento, prospera e consegue, sempre, picos de boa sorte na vida, pois enxerga ótimas oportunidades em pequenas coisas. Ainda melhora a aparência, pois você já viu alguém que vive reclamando de algo, ter um sorriso bonito no rosto e uma fisionomia atraente?
Quem nunca se pegou pensando: “fulano é tão sortudo”, “nasceu com uma estrela na testa”. A über model Gisele Bündchen, considerada umas das pessoas mais sortudas do planeta, deu uma lição de gratidão ao afirmar, em entrevistas recentes, que a primeira coisa que faz ao se levantar é agradecer, durante seu momento de meditação.
E mais: a modelo, apontada como exemplo de felicidade, também afirmou que, além de serem um dos sete pilares da sua vida, o amor e a gratidão são os principais ensinamentos que pretende deixar como herança para a sua filha: “Minha filha, seja grata por tudo o que você tem na vida. Eu vivo disso”, descreveu Bündchen.

Sim, a gratidão é a memória do coração

Agradecer é retribuir o que nos foi oferecido de bom, mesmo que mentalmente. Contudo, quanto mais materializarmos a nossa gratidão, maior será o nosso próprio nível de felicidade. Foi o que comprovou um teste realizado, recentemente, por psicólogos americanos.
No experimento, voluntários foram convidados a pensar em pessoas por quem tivessem gratidão, após terem feito algo maravilhoso em suas vidas. Cada voluntário foi, então, estimulado a escrever uma “carta de gratidão” a esta pessoa. O objetivo era contatar a pessoa citada na carta e ler para ela o conteúdo escrito, como forma de materializar a gratidão expressa.
Quem conseguiu fazer isso, demonstrou, por meio de medidores, um aumento do nível de felicidade pessoal de 4%. Já as que conseguiram falar com os destinatários das cartas e leram o que escreveram, aumentaram em quase 20% o seu nível de felicidade.

Assim, ficou claro que a gratidão deve ser exercitada, diariamente, como parte do nosso roteiro de felicidade.

Ao retribuir algo de bom, nossa energia muda e somos capazes de alterar nosso próprio destino. “Pense na gratidão como um músculo a ser exercitado diariamente, e não como apenas um sentimento”, definiu o estudo.
Se algo estiver fora do eixo em sua vida, faça um desafio e incorpore a gratidão no seu dia a dia. Tente se lembrar: quando foi a última vez que sentiu ou retribuiu a gratidão? Tenha em mente que a gratidão é a memória do coração e repense em toda a sua vida. Você, com certeza, constatará que tem muito mais do que o necessário para viver.
Então, que tal começar este exercício em nosso site? Expresse sua gratidão nos comentários e aumente seu nível de felicidade! 
_______________
 Direitos autorais da imagem de capa: petarpaunchev / 123RF Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...