A exemplo do ano passado, quando o caminhão que transporta o presente principal para Iemanjá foi apreendido pela Polícia Rodoviária Estadual, por apresentar irregularidades com a documentação, os pescadores também não conseguiram entregar a sua oferenda à “rainha das águas” pela manhã. A encomenda (uma escultura) feita por um artista plástico de São Paulo sofreu algumas danificações durante a viagem. “Tivemos que encontrar um ateliê em Lauro de Freitas [região metropolitana de Salvador] para fazer uma escultura semelhante à original”, disse Marcos Santos, presidente de uma colônia de pescadores do Rio Vermelho.
Depois da alvorada, os fiéis repetiram um ritual de quase nove décadas e colocaram presentes (perfumes, jóias, pentes, espelhos e flores, entre outros) dentro de 300 balaios, contrariando recomendação feita por diversas associações de moradores para que fossem utilizados apenas produtos biodegradáveis. Segundo os organizadores da festa, cerca de 250 embarcações vão transportar as oferendas para o mar no final da tarde.
Segundo a tradição, a festa em homenagem a Iemanjá ganhou uma grande dimensão a partir de 1924, quando os pescadores enfrentaram uma crise generalizada. Para melhorar o desempenho no mar, eles fizeram uma promessa para Iemanjá. Em meio à festividade religiosa, o lado profano da festa: 110 percussionistas, além de músicos de sopro e um mini-trio da banda Psirico foram às ruas para animar os foliões. O vocalista Márcio Victor disse que durante o seu desfile vai apresentar cânticos do culto afro-brasileiro. “Temos de manter as nossas tradições. A festa de Iemanjá é uma das mais bonitas do calendário popular da Bahia”, afirmou.
Outro grupo que anunciou a sua participação na festa foi o Olodum. Os cantores Lucas di Fiori, Nadjane Souza e Mateus Vidal, acompanhados por 50 percussionistas do bloco afro, tinham desfile marcado para começar às 12h (13h de Brasília). Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 450 mil pessoas participaram dos festejos.IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial