
A partir de amanhã Mossoró será palco de muita literatura, oficinas, palestras, saraus, apresentações culturais e bate-papos com alguns dos melhores autores do Brasil.
Chegando à sua sexta edição, a Feira do Livro de Mossoró promete superar todas as expectativas de público. Investimento na infra-estrutura é o que não está faltando neste ano e muito entretenimento e comodidade vão se unir para deixar os participantes mais a vontade para "degustar" todo o conhecimento que vai ser oferecido entre os dias 3 e 8 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
A Feira do Livro de Mossoró chega a sua sexta edição em grande estilo, superando as expectativas de público a cada ano, consolidando-se como um evento literário de suma importância para a região e atingindo seus objetivos: estimular a leitura e a produção literária. Neste ano, será realizada entre os dias 3 e 8 de agosto, no mesmo local das edições anteriores, a Estação das Artes Elizeu Ventania.
Evento de grande sucesso em todos os anos, a Feira do Livro de Mossoró surgiu em agosto de 2005, a partir de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Gerência Executiva de Educação do Município, que convidou a Oficina da Notícia para organizar, produzir e promover uma feira que aproximasse pessoas e livros e que também incentivasse o hábito de leitura de uma maneira divertida e espontânea.
Sua estrutura, que começou com tendas espalhadas pela Estação das Artes Elizeu Ventania, hoje consta de um pavilhão climatizado, com mais de 1.500 metros quadrados, auditório para debates e palestras e um circo, onde ocorrem atrações culturais variadas, o que diferencia a Feira do Livro de Mossoró dos demais eventos do gênero.
O público que prestigia a Feira só aumenta e, em 2009 foram aproximadamente 35 mil pessoas, além da participação de mais de 150 escolas públicas e privadas. Composto de crianças, adolescentes, adultos e idosos, o público visitante participa de oficinas, palestras, bate-papos, exposições e lançamento de livros, além de contar com a venda de uma grande variedade de títulos.
Graças ao incentivo a leitura que a Feira do Livro de Mossoró proporcionou a sociedade local, hoje ela conta com uma biblioteca moderna e ampliada para desfrutar deste meio de comunicação secular, o livro.
A Feira do Livro de Mossoró é assim: um evento grande em seus ideais e em suas realizações.
Programação
São seis dias de uma programação cultural rica e diversificada, que alegra e encanta todos os que visitam a Feira do Livro de Mossoró. Primando pela qualidade da Feira, os autores e convidados que a prestigiam fazem com que o evento tenha um brilho todo especial.
Na sexta edição da Feira do Livro de Mossoró estão confirmados: Martha Medeiros, Carlos Marcelo, Lira Neto, Luiz Alberto Mendes, Marina Colasanti Sant'Anna, Daniel Munduruku. A programação é incrementada pelas atrações culturais, como teatro, dança e música, apresentadas por alunos de escolas públicas e privadas da região, além das oficinas, palestras e debates ministrados pelos convidados. A união de tudo isso faz com que, a cada edição, a Feira do Livro de Mossoró surpreenda e cative cada vez mais seus visitantes.
Produção literária
Sempre atenta aos seus objetivos primários, sendo um deles o de incentivar a produção literária no Estado, a Feira do Livro de Mossoró promove há três anos o Prêmio de Literatura de Cordel. Já em sua 4ª edição, o Prêmio Cosern de Literatura de Cordel é aberto a participação de todos os interessados do Estado e premia os três melhores em cada categoria.
Com a meta de ampliar esse incentivo, a novidade para a 6ª Feira do Livro de Mossoró será a primeira edição do Prêmio BNB de Contos, que pretende desenvolver o exercício da breve narrativa em prosa. Para ambos os prêmios, serão desenvolvidas oficinas nas escolas como forma de incentivar a participação dos estudantes.
(FONTE CORREIO DA TARDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial