quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os números do Ibope

Os números do Ibope


Publicação: 01 de Setembro de 2010 às 00:00imprimir comentar enviar por e-email reportar erros compartilhar tamanho do texto A+ A- Não há diferenças substanciais nas duas pesquisas do Ibope realizadas num período de 15 dias, até porque a margem de erros previstos pelo instituto é de 3 pontos. Valendo pra cima e valendo pra baixo. Em assim sendo, o cenário para a eleição de governador continua praticamente inalterado. Rosalba Ciarlini tem nessa pesquisa anunciada segunda-feira 45% das intenções de voto. Tinha 48% na pesquisa anterior. Iberê aparece com 25%; tinha 20%. Carlos Eduardo tinha 12% e agora está com 20%.

Conferindo os números das duas pesquisas, o eleitor poderá concluir que houve alterações visíveis, pois Iberê cresceu 5 pontos, Rosalba perdeu 3 e Carlos Eduardo, 1. Mas se levarmos em conta a margem de erros de 3 pontos, no frigir dos ovos tudo fica mais ou menos a mesma coisa. Isso quer dizer que o cenário projeta eleição definida ainda no primeiro turno.

Se compararmos os números das duas pesquisas do Ibope, com a da Vox Populi (final de julho), da Consult (começo de agosto) e a da IPESP (segunda-feira), as variações são mínimas. Na Vox, Rosalba tem 53%, Iberê, 18% e Carlos Eduardo, 13%. Na Consult: Rosalba, 43,2%; Iberê, 22% e Carlos Eduardo, 11%. No IPESP: Rosalba, 45%; Iberê, 25%, Carlos Eduardo, 11%. Os números de Iberê no último Ibope são exatamente os mesmos da pesquisa do IPESP, anunciada no final da semana. Rosalba nas cinco pesquisas navega entre 42% a 53%; entre 18% e 25%.

A última pesquisa do Ibope mostra Rosalba à frente em todas as regiões do Estado, sendo que no Oeste a sua vantagem é esmagadora. Ela tem 66% das intenções de votos, Iberê, 19%, e Carlos Eduardo, apenas 1%. Em Natal, o segundo lugar na disputa é de Carlos Eduardo, 27%. Iberê está em terceiro lugar, com 23%, enquanto Rosalba lidera com 30%.

Na região Leste (Litoral), Rosalba tem 40%, Iberê, 20% e Carlos Eduardo, 15%. No Agreste, onde está encravado o Trairi, principal base eleitoral de Iberê, Rosalba aparece com 44%, Iberê, 35% e Carlos Eduardo,4%. Região Central (que inclui o Seridó e o Sertão Cabugi): Rosalba, 41%, Iberê, 35%, Carlos Eduardo.5%.

Em Natal, a soma de todos os outros candidatos não passa de 5%. Há 8% de indecisos em Natal; brancos e nulos, 8%. É na região Oeste onde se verifica o menor número de eleitores indecisos: 4%; brancos e nulos, 10%. fonte: tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...