domingo, 12 de dezembro de 2010

100 ANOS DE NOEL ROSA


Amigos do Guia, um compositor que fez músicas do quilate de ” FEITIÇO DA VILA”, “COM QUE ROUPA?”, ” CONVERSA DE BOTEQUIM”, ” FEITIO DE ORAÇÃO”, ” TRÊS APITOS”, ” RAPAZ FOLGADO”, ” ÚLTIMO DESEJO”, e tantas e tantas outras,merece o nosso respeito,vem mostrar que seu talento e sua inspiração são inquestionáveis, mas, o mais inacreditável em se tratando de NOEL ROSA é que, Noel só teve 26 anos de vida, 27 anos de vida incompletos vítima de tuberculose, deixando mais de 300 composições, algumas dessas composições jóias preciosíssimas do nosso rico cancioneiro popular,quem saberia dizer onde mais Noel chegaria se tivesse vivido pelo menos até os 40 anos? Ninguém sabe.
 
Noel de Medeiros Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910,em Vila Isabel,no Rio de Janeiro. Sua mãe, Martha, teve problemas no parto.O médico precisou usar fórceps no parto e afundou o maxilar de Noel,que viria ase um homem fraco e bastante magro por ter dificuldades para mastigar.O Dr. Graça Mello,que fez o parto para o nascimento de Noel seria o mesmo que,anos mais tarde faria o parto para o nascimento de Tom Jobim.
 
Noel era o primogênito do casal Martha e Manuel,Martha,professora e Manoel,comerciante.Aprendeu na adolescência a tocar bandolim e a tocar violão,de ouvido,ensinados por sua mãe,com o violão debaixo do braço, Noel passou a ser figura constante na boemia carioca,foi forçado pela família a entrar para a Faculdade de Medicina, mas, Noel se mostrava pouco interessado em se tornar médico,sua veia era artística,largou várias vezes a Faculdade de Medicina por conta da vida musical.
Noel fez parte de vários grupos musicais,mas o mais importante deles foi o Bando de Tangarás ao lado de João de Barro(Braguinha),Almirante, Alvinho e Henrique Brito.
 
Em 1929, Noel gravou e lançou duas composições: Minha Viola e Toada do Céu, mas o sucesso veio em 1930 com o lançamento de “Com que Roupa?”, essa música tem uma história interessante: Noel certa ocasião queria sair com os amigos,sua mãe escondeu suas roúpas,Noel,aflito perguntou para D. Martha: ” Com que roupa eu vou?”,Noel era além de tudo um grande cronista do cotidiano.”Com Que Roupa?”,melodicamente lembra o início do Hino Nacional Brasileiro,Noel havia feito o plágio inconscientemente,ou seja,sem a intenção de imitar,depois que foi aconselhado pelo seu professor de música Homero Dornellas de que as duas melodias eram idênticas, Noel mudou, lançou a música nas rádios e a música virou um grande sucesso.
 
Noel travou um duelo sensacional e bem humorado com um jovem sambista recém chegado de Campos dos Goytacazes,Wilson Batista, Wilson compôs o samba “Lenço no Pescoço( Meu chapéu do lado,tamanco arrastado,lenço no pescoço,tenho orgulho de ser vadio)” que logo em seguida foi gravado por Sílvio Caldas, a letra do samba faz uma comparação do sambista a figura do malandro,Noel não concordava com essa visão,para ele o sambista era um artista e merecia respeito,Noel,respondendo a Wilson compôs ” Rapaz Folgado(deixa de arrastar o teu tamanco,pois tamanco,nunca foi sandália e tira o lenço branco do pescoço,compra sapato e gravata)”,mas a coisa não parou por aí.
 
Fora dessa rivalidade,Noel junto com seu parceiro musical mais constante,o pianista Vadico fizeram o lindo samba “Feitiço Da Vila”,Wilson para provocar Noel compôs “Conversa Fiada(É conversa fiada dizerem que o samba na Vila tem feitiço…)”, Noel não deixou por menos e respondeu com ” Palpite Infeliz(Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do céu que palpite infeliz…),os músicos,boêmios e sambistas da época reverenciaram Noel e sugeriram a Wilson Batista a tirar seu time de campo,Wilson teimou em disputar e chegou até a apelar,primeiro compôs ” Mocinho da Vila”,sem muita repercussão,aí veio a apelação; Wilson, se valendo do defeito físico de Noel compôs ” Frankstein da Vila “, Noel pegou a melodia de “Frankstein da Vila ” e criou a letra de “Deixa de Ser Convencido”, encerrando a disputa,Wilson tomou uma “dura” por conta do “golpe baixo”,os dois vieram a se conhecer e se tornaram-se amigos.
 
Cada música,cada composição tem uma história,de como surgiu,como foi feita,e e´claro,as músicas de Noel não fogem a regra,” Três Apitos”,uma bela composição sua gravada por Aracy de Almeida,e depois por Elizeth Cardoso,Maria Bethânia e Tom Jobim,Noel era apaixonado por uma moça que trabalhava numa fábrica de tecidos,Josefina,a Fina,que no início não lhe dava a menor bola. “Não Tem Tradução”,fala sobre o fim do cinema mudo e o começo do cinema falado,o que ocasionou o desemprego de muitos músicos que, na época faziam trilha para os filmes tocando no cinema,Noel também nessa música criticava certas expressões vindas dos filmes americanos como” hello boy” e “hello Jhonny”, “Não Tem Tradução( O cinema falado é o grande culpado da transformação…), foi gravado por nomes como João Nogueira, MPB4 e Johnny Alf. “A DAMA DO CABARÉ”, Noel fez em homenagem ao grande amor da sua vida,Ceci, que era dançarina de cabaré, pra ela Noel fez ainda várias outras.
 
” Último Desejo”,uma de suas músicas mais conhecidas,foi sua última composição, feita 3 semanas antes de sua morte prematura,em 04 de maio de 1937,o Rio de Janeiro parou para ver o funeral e sepultamento do Poeta da Vila,Noel foi casado com Lindaura,o casal não teve filhos, Noel ainda havia tentado um tratamento contra  a tuberculose, indo para Belo Horizonte,um clima mais frio e seco, mas Noel sentiu falta da boemia carioca e voltou, nas suas duas últimas semanas de vida piorou muito, sendo cuidado pela sua mãe D. Martha e pela sua espoda Lindaura.
 
Nos Anos 40, a obra de Noel ficou praticamente esquecida, nos Anos 50 quem fez inicialmente resgatou a obra de Noel foi Aracy de Almeida,grande amiga do compositor,mesmo adolescente,acompanhava o compositor em suas apresentações e até mesmo em suas farras,Aracy gravou um disco homenageando o Poeta da Vila,só com composições dele,a Dama do Encantado,como Aracy era conhecida tem uma importãncia cultural imensa justamente por ter começado a resgatar a obra magistral de Noel,essa importância não é devidamente reconhecida por conta da figura excêntrica e exótica de Aracy de Almeida no Programa de Calouros de Sílvio Santos,mas ela é muito mais que isso.
 
Noel Rosa mudou a história da Música Popular Brasileira, ele fez a aproximação do samba do morro com o asfalto,fez a ponte entre os sambists do morro com os sambistas do asfalto,além de ajudar a divulgar o samba nas rádios,principal meio de comunicação de sua época,Noel não tinha preconceito em se misturar com os negros das favelas,com os menos abastados, ele queria era divulgar sua arte e beber da genuína fonte do samba, além do mais, Noel foi um dos primeiros compositores a dar a mesma importância,o mesmo peso para a letra e a melodia, além de ser um cronista dos costumes da sociedade carioca de sua época, Noel tinha uma melodia e uma harmonia diferenciada de seus colegas sambistas,muito influenciado também pelo seu mais constante parceiro musical, Oswaldo Gogliano, o Vadico, com quem compôs clássicos como: ” FEITIÇO DA VILA”,” CONVERSA DE BOTEQUIM”,” FEITIO DE ORAÇÃO”,” PRA QUE MENTIR”,” PROVEI”,entre outros. Teve outros parceiros musicais, Cartola ( NÃO FAZ,AMOR), Kid Pepe ( O ORVALHO VEM CAINDO), Ismael Silva( PARA ME LIVRAR DO MAL, ADEUS),  João de Barro, o Braguinha ( AS PASTORINHAS,LATARIA), Lamartine Babo ( A.B.Surdo, A.E.I.O.U ), José Maria de Abreu( NA BAHIA),etc.
 
Vivia em dificuldades financeiras,por ser mão aberta e por gastar em farras,de vez em quando tinha que vender seus sambas para se livrar dos apuros financeiros,o grande cantor Francisco Alves, o Rei da Voz, sempre comprava sambas seus,uma vez comprado o samba, Francisco Alves se colocava como co-autor do samba comprado.
 
Noel virou clássico,sua obra é atemporal, não soa datada,embora compostas na década de 30, suas músicas mantém o frescor, o vigor de hoje,pela altíssima qualidade de suas composições, e vem sendo gravado e regravado cada vez mais,tanto por gente da Velha Guarda como Martinho da Vila,que acabou de lançar um disco inteiramente dedicado a sua obra,quanto por gente da nova geração,por exemplo a extraordinária cantora da nova safra,Roberta Sá,que regravou a lindíssima ” SILÊNCIO DE UM MINUTO(Meu violão vai soluçar, luto preto é vaidade, neste funeral de amor, o meu luto é a saudade, e a saudade não tem cor)”.
 
Entre tantas coisas Noel também compôs trilha sonora para o cinema,as músicas ” PIERROT APAIXONADO( com Heitor dos Prazeres) ” e ‘ NÃO RESTA A MENOR DÚVIDA( com Hervé Cordovil)”, fizeram parte da trilha sonora do filme ” ALÔ, ALÔ CARNAVAL, de Adhemar Gonzaga,” PIERROT APAIXONADO” é até hoje cantada nos carnavais.
Para homenagear os 70 anos sem Noel,em 2006 foi filmado o longametragem” Noel- Poeta da Vila”, dirigido por Ricardo Van Steen, entrando em circuito em agosto de 2007.
 
Em 1994, foi descoberto um filme raríssimo,de 1929,nele Noel está com o seu conjunto musical,Bando de Tangarás” Vamo Falá do Norte”,de Paulo Benedetti, um curta.
Foi tema principal da Escola de Samba GRES Unidos de Vila Isabel,o samba intitulado ” Noel_ A Presença do Poeta da Vila”,foi composto por Martinho da Vila, a escola ficou em quarto lugar.
 
Noel era torcedor do América Futebol Clube.Vários livros foram lançados sobre ele,dentre os quais” Noel Rosa, Uma Biografia” ( João Máximo e Carlos Didier ), Songbook Noel Rosa 1,2 e 3 ( Almir Chediak), um livro com partituras, letras e cifras para violão e teclado, entre outros.
Viveu intensamente sua curta existência e sua obra entrou para a posteridade. Guia macabu.

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Marcos Imperial

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