terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dengue pode ter pico no Rio Grande do Norte em 2011 o Ciclo da doença, que prevê altos e baixos no volume de casos, requer cuidado redobrado da população e dos gestores Cíntia Braga.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população para as atividades de prevenção contra a dengue, já que para o próximo ano existe a possibilidade de epidemia no RN. A prevenção deve ser feita não só pela comunidade, tornando o ambiente desfavorável a proliferação do mosquito, mas também pelos gestores municipais, por meio de plano de ações. De acordo com Juliana Araújo, depois do pico epidemiológico, em 2008, a tendência do ano posterior (2009) era de diminuição dos casos, tendo em vista a diminuição de pessoas susceptíveis à doença, já que estas já foram infectadas pelo vírus da dengue. Mas, a medida em que os anos se passam, aumenta a possibilidade de infecção, ou seja, "o próximo ano pode ser um ano de pico por causa do ciclo da doença", informou.

Em relação a 2009, o ano de 2010 foi marcado por uma progressão do número de casos. Essa situação é normal e esse fato tende a continuar no ano seguinte. De acordo com asubcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, 42 municípios do estado estão em situação de risco hoje, ou seja, a cada 100 imóveis existentes na cidade, existe a incidência acima de 3,9% de casos de dengue. Esse não é um valor epidêmico, mas a subcoordenadora chama a atenção para não se deixar que a situação de alerta se concretize no próximo ano. "É preciso entender que, se as ações de prevenção não forem trabalhadas, o risco de epidemia é maior no ano de 2011", ressaltou.

O verão é mais um fator favorável a proliferação da dengue. As chuvas seguidas de sol formam um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito, por isso, a população deve prestar atenção nos recipientes que acumulam água e solicitar orientações para eliminação dos criadouros de dengue em casa. Além disso, ao se sentir doente é importante procurar o serviço de saúde mais próximo de casa e não se automedicar, também é preciso receber os agentes de saúde. Diario de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...