Uma apreensão de cerca de 1,2 tonelada de Sardinha garantiu a alegria dos moradores do Complexo do Alemão nesta quinta-feira (02). “Esse vai ser o peixe mais delicioso da vida”, disse uma moradora.
Embora nunca tenha faltado comida à mesa, a frase é de Isabel Gomes da Fonseca, 54 anos, que agradeceu várias vezes a presença dos policiais, a cobertura da imprensa, a chegada da infraestrutura e o fim do terror imposto pelo tráfico.
- Esse é o peixe mais delicioso da vida, não por que foi de graça, mas sim porque representa nossa liberdade.
Outra moradora, Vânia Montenegro, acompanhada de seus três filhos, agradecia ao sargento Claudio Barroso pelo almoço oferecido.
- Em casa, somos em cinco pessoas, contando com meu marido. Esse peixinho vai ser muito bem-vindo.
No entanto, a moradora Isabel ressalta que mesmo com toda a infraestrutura, o Estado tem que chegar ao Alemão com um programa que possa ajudar os jovens viciados a se recuperarem.
- Estes são as maiores vítimas do tráfico, os nossos filhos.
Pesca ilegal
Em menos de 15 minutos, a fila que estava com no máximo 50 pessoas, dobrava de tamanho e mostrava sinais de que ficaria maior, já que se aproximavam dezenas de pessoas com sacolas nas mãos. Mas não eram apenas os moradores que estavam felizes com a distribuição de sardinha. O sargento Barroso também comemorava.
- Este é o nosso presente de Natal para esta comunidade. No domingo, eu estava aqui combatendo o crime, hoje estou aqui podendo dar um pouco de alegria a estas famílias.
De acordo com os policiais, a sardinha está na época do defeso - de 15 de junho a 31 de julho e de 1º de novembro a 15 de fevereiro - quando o peixe se reproduz e sua pesca é proibida.
Uma resposta do Estado
A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiados em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.
Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial