segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Proerd encerra mais um ciclo e forma 5 mil crianças.

Cerca de 5 mil crianças receberam ontem o certificado de formação do curso do Programa Educacional de Resistência e ViolênciaCerca de 5 mil crianças receberam ontem o certificado de formação do curso do Programa Educacional de Resistência e Violência

Com muito entusiasmo e alegria, cerca de 5 mil crianças das escolas públicas de Natal receberam ontem no ginásio Nélio Dias, na zona Norte, o certificado de formação do curso do Programa Educacional de Resistência e Violência (Proerd) administrado pela Polícia Militar. Ao longo de quatro meses, crianças do 5º ano do ensino fundamental receberam orientações de como se manter longe das drogas e violências. Segundo estudos do núcleo pedagógico da Polícia, as crianças e pré-adolescentes se encontram no grupo de risco.

O curso é ministrado por policiais militares com formação superior em cursos de pedagogia, geografia, letras, dentre outros. Para o soldado Rangel, a melhor maneira de manter as crianças longe das drogas é a prevenção. “Nosso trabalho não é repreender e sim combater a influências. Crianças na faixa dos 9 aos 14 anos são influenciáveis”. Uma vez por semana, os instrutores se reuniam com os alunos nas próprias escolas para repassar o conteúdo e explicar as consequências do uso das drogas.

 Para o soldado Rangel, a satisfação em formar cidadãos conscientes do perigo das drogas é muito gratificante. “Me sinto emocionado quando vejo todas essas crianças reunidas, comemorando a conclusão de um curso que só trará benefícios”. O governo gasta em cursos de prevenção como este do Proerd, cerca de R$ 10 por dia. Já na recuperação de um viciado, o custo diário do tratamento é quatro vezes maior. A estudante da Escola Estadual João Paulo II, Bianca Carolina, 11 anos, estava muito feliz com a formatura. “Eu aprendi como ficar longe das drogas e o mal que ela faz nas nossas vidas”.

 O pedagogo do Proerd, soldado João Maria Barros, explica a metodologia aplicada. “Nos reunimos com os alunos e através de um material didático específico, músicas e vídeos, mostramos como eles se devem comportar para se manter longe das drogas”. Em todo o Rio Grande do Norte, cerca de 80 mil são beneficiadas pelos cursos do Proerd e eles também podem ser realizados pelos pais e familiares das crianças. Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...