quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Dilma anuncia construção de 8 mil casas para desabrigados por chuvas
Rio de Janeiro, 27 jan (EFE).-
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou nesta quinta-feira a construção de 8 mil casas - 6 mil por parte do Governo e 2 mil entregues pelo setor privado - para os desabrigados pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde o número de mortos chegou a 837.
"Estamos colocando mais 6 mil casas para atender a emergência, fora o conjunto do Minha Casa, Minha Vida, que é bem maior do que isso. Moradias, seja na forma de casas ou de apartamentos, para que essa população que perdeu o seu lugar tenha acesso, o mais rápido possível, a um novo lar", disse Dilma em cerimônia no Palácio Guanabara.
Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, 29.810 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e se refugiar em abrigos públicos ou em residências de familiares.
As 6 mil residências serão construídas com subsídios do Governo federal e seu financiamento será pago pelo estado do Rio de Janeiro, enquanto as 2 mil restantes terão recursos das 12 construtoras que executam as obras do projeto "Minha casa, Minha vida".
Dilma ressaltou que o Governo regional doará os terrenos e construirá as obras complementares de saneamento básico e infraestrutura para os conjuntos residenciais, com casas de 32 metros quadrados.
"Com isso, pretendemos diminuir a dor dessas famílias", declarou.
Segundo ela, as obras serão iniciadas imediatamente nos municípios de Areal, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.
Ela também anunciou que o Governo abrirá uma linha de crédito, livre de restrições, para elaborar um mapa das áreas de risco.
Para isso, o Governo anunciou a liberação de R$ 100 milhões para o estado do Rio de Janeiro e para os municípios afetados, além de mais duas parcelas aos trabalhadores com direito ao seguro-desemprego e da ampliação do limite de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para R$ 5,4 mil.
Segundo o último boletim da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a chuva deixou 837 mortos na Região Serrana: 404 em Nova Friburgo, 340 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e um em Bom Jardim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial