quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Obama confirma visita ao Brasil em discurso sobre Estado de União Em mensagem ao Congresso, presidente dos EUA disse que vai à América Latina


Larry Downing/24.01.2011/Reuters
Obama discursou em sessão conjunta no Congresso; presidente dos Estados Unidos
 confirmou giro pela América Latina, incluindo passagem pelo Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (25) - madrugada desta quarta-feira (26) em Brasília - que viajará em março a Brasil, Chile e El Salvador, em seu primeiro giro pela América do Sul e Central.


Durante o tradicional discurso do Estado da União, feito todos os anos, Obama disse que irá construir “novas alianças para o progresso nas Américas”.


- Ao redor do globo, estamos com aqueles que assumirem a responsabilidade - ajudando os agricultores a produzir mais alimentos, apoiando os médicos que cuidam dos doentes, e combatendo a corrupção que pode apodrecer um povo sociedade e roubar oportunidades.
Segundo a notícia publicada pela Agência Brasil (órgão estatal de notícias) nesta terça-feira, o líder americano será recebido em Brasília pela presidente Dilma Rousseff. As autoridades não confirmam nem negam a informação.


Obama não visitou Lula


A expectativa anterior era a de que Obama visitasse o Brasil ainda em 2010, durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Para muitos analistas, o fato de Obama não ter vindo ao país tem relação com a entrada do Brasil nas negociações do programa nuclear do Irã, o que desagradou os americanos.
Uma das preocupações nos EUA, segundo assessores, é que os investidores americanos estão perdendo espaço para os chineses no Brasil. Atualmente a China é o principal parceiro comercial do Brasil. A perda de espaço comercial é um elemento novo nas relações entre os dois países, pois os americanos durante anos foram os primeiros investidores no país.


Os governos do Brasil e dos EUA já sinalizaram que estão entre as prioridades as propostas de uso de energia limpa e recursos renováveis. Do lado americano, houve ainda indicação sobre articulações para as parcerias de projetos do pré-sal e ações de cooperação para os países pobres, em especial o Haiti. R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...