Foto: Futura Press
Bombeiros trabalham no resgate às vítimas de deslizamento em
São José dos Campos.
São José dos Campos.
A pior situação é a verificada em São José dos Campos, interior paulista, onde, por volta das 23h de segunda-feira, um deslizamento de terra matou ao menos 5 pessoas. Segundo informações da Defesa Civil Estadual, casas localizadas no alto do morro, no bairro de Rio Comprido, cederam e foram levando as residências de baixo, em um efeito dominó.
Mais de 20 bombeiros foram ao local. Entre as vítimas, estariam uma criança de 3 anos e dois adolescentes. Além das mortes confirmadas, há a informação de que duas pessoas foram resgatadas com múltiplas fraturas pelo corpo.
No Jaçanã, zona norte da capital paulista, uma casa foi atingida por deslizamento de terra, soterrando mãe e filha. As duas chegaram a ser resgatadas com vida e encaminhadas ao pronto-socorro próximo, mas não resistiram aos ferimentos.
Em Mauá, na região metropolitana de SP, o Corpo de Bombeiros confirma três mortes após deslizamento, sendo duas no Jardim Zaíra e uma no Jardim Rosana. As equipes estão no local e buscam por outras pessoas que estariam desaparecidas.
Idoso morre em deslizamento na divisa de Capão Redondo com Embu
A chuva também causou a morte de um idoso na cidade de Embu, segundo o órgão. Um morador de rua foi encontrado morto na rua Major Quedinho, região central de São Paulo. Segundo testemunhas, ele foi arrastado pela enxurrada até bater em um carro. O homem foi socorrido à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Alagamentos
A chuva fez transbordar os rios Pinheiros e Tietê, além dos córregos Cabuçu de Baixo, na zona norte, Jaguaré, na zona oeste, e Morro do S, na zona sul. Na Marginal Tietê, o acúmulo de água interrompeu a passagem em diversos trechos em ambos os sentidos, principalmente na altura da ponte do Limão, ponte da Freguesia do Ó, ponte Presidente Jânio Quadros, ponte Tatuapé, ponte Vila Guilherme e na ponte das Bandeiras.
Moradores do Jardim Rochdale, na divisa com Osasco, relatam que a água do Rio Tietê invadiu cerca de 50 casas, destruindo móveis e eletrodomésticos. "Sábado aconteceu isso, hoje de novo. A água subiu tanto que está batendo no pescoço de alguns moradores", disse o motorista Rodrigo Silva, de 38 anos.
Por volta das 10h20, a cidade estava com 49 pontos de alagamento, sendo 25 intransitáveis (veja aqui). A Marginal Tietê permanece em estado de alerta, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Foto: AE
Marginal Tietê, na altura da ponte Atílio Fontana, tomada pela
água nesta manhã.
água nesta manhã.
Previsão
No momento, chove apenas de forma leve e em pontos isolados da cidade. Contudo, como o solo já está encharcado, há o risco de novos alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Ainda assim, o sol deve aparecer e a máxima pode chegar aos 28ºC. O tempo não muda muito ao longo da semana e segue abafado com sol entre nuvens na capital e pancadas de chuva no fim do dia.
*Com informações da Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial