Cerca de 500 populares que aguardavam do lado de fora do Palácio iniciaram a visitação pública. Até as 17h, mais de 2.200 pessoas haviam passado pelo local. O acesso é feito pela rampa do Planalto e o estacionamento do anexo do palácio foi liberado para veículos do público. Segundo o blog do Planalto, até as 16h o Salão Nobre do palácio recebeu cerca de 150 coroas de flores em homenagem ao ex-vice-presidente.
Foto: Agência Estado
Populares formam fila na rampa do Palácio para velar o corpo de Alencar
O cortejo fúnebre seguiu pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio, repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003. Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas ocasiões. A soma dos períodos resulta em 436 dias - ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.
No Planalto, além do presidente em exercício, Michel Temer, todos os ministros estiveram presentes, com exceção do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Estiveram presentes, ainda, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes do Congresso, José Sarney (Senado) e Marco Maia (Câmara), e ministros do governo Lula, como Múcio Monteiro e Celso Amorim.
A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula devem chegar às 20h30 desta quarta-feira ao Brasil. Às 21h, participam de missa no Palácio em homenagem a Alencar. Os dois anteciparam o regresso de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
O Palácio do Planalto informou que a visitação pública no velório será encerrada às 23 horas. O corpo de Alencar só deve deixar Brasília no dia seguinte, por volta das 7 horas, com destino a Minas Gerais. Apesar de ter nascido em Muriaé (interior do Estado), Alencar será enterrado em Belo Horizonte.
O corpo de Alencar foi recebido pelos chefes dos Três
Poderes e pela família
Poderes e pela família
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial