quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil se despede de José Alencar Autoridades e convidados da família velaram o corpo do ex-vice em cerimônia com caixão aberto

O Brasil se despede nesta quarta-feira do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu às 14h41 de ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90. O avião pousou na manhã de hoje em Brasília com o corpo de Alencar, que foi recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado, como ocorreu com o presidente eleito Tancredo Neves em 1985. Autoridades e convidados da família velaram o corpo do ex-vice em cerimônia com caixão aberto.


Cerca de 500 populares que aguardavam do lado de fora do Palácio iniciaram a visitação pública. Até as 17h, mais de 2.200 pessoas haviam passado pelo local. O acesso é feito pela rampa do Planalto e o estacionamento do anexo do palácio foi liberado para veículos do público. Segundo o blog do Planalto, até as 16h o Salão Nobre do palácio recebeu cerca de 150 coroas de flores em homenagem ao ex-vice-presidente.



Foto: Agência Estado

Populares formam fila na rampa do Palácio para velar o corpo de Alencar

O cortejo fúnebre seguiu pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio, repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003. Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas ocasiões. A soma dos períodos resulta em 436 dias - ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.



No Planalto, além do presidente em exercício, Michel Temer, todos os ministros estiveram presentes, com exceção do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Estiveram presentes, ainda, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os presidentes do Congresso, José Sarney (Senado) e Marco Maia (Câmara), e ministros do governo Lula, como Múcio Monteiro e Celso Amorim.
A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula devem chegar às 20h30 desta quarta-feira ao Brasil. Às 21h, participam de missa no Palácio em homenagem a Alencar. Os dois anteciparam o regresso de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
O Palácio do Planalto informou que a visitação pública no velório será encerrada às 23 horas. O corpo de Alencar só deve deixar Brasília no dia seguinte, por volta das 7 horas, com destino a Minas Gerais. Apesar de ter nascido em Muriaé (interior do Estado), Alencar será enterrado em Belo Horizonte.

O corpo de Alencar foi recebido pelos chefes dos Três Poderes e pela família

O corpo de Alencar foi recebido pelos chefes dos Três
 Poderes e pela família



Familiares se emocionam junto ao corpo do vice-presidente
Familiares se emocionam junto ao corpo do vice-presidente 


Viúva de José Alencar, Dona Mariza, se despede do marido
Viúva de José Alencar, Dona Mariza, se despede do marido


Ex-presidente Itamar Franco participou do velório em Brasília
Ex-presidente Itamar Franco participou do velório em 
Brasília

Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, presta última homenagem a Alencar
Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, presta última 
homenagem a Alencar

Populares formam fila na rampa do Palácio para velar o corpo de Alencar
Populares formam fila na rampa do Palácio para velar 
o corpo de Alencar
IG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...