terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO: Governo Federal promove ações para comemorar a data

Programas do Ministério da Saúde serão adaptados à realidade indígena. 
Evento vai discutir com as comunidades ações que garantem o direito à saúde
Na semana em que se celebra o Dia do Índio, em 19 de abril, o evento Abril Saúde Indígena vai discutir com as comunidades ações do governo federal que garantam o direito à saúde dos cerca de 220 povos indígenas que habitam o território brasileiro. O evento, realizado entre 18 e 20 de abril, é uma iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).  A nova secretaria, criada em outubro de 2010, é a responsável por coordenar a política nacional de atenção à saúde indígena, promovendo o diálogo intercultural, ampliando o acesso e qualificando os serviços, observando as características e especificidades de cada etnia. 
Durante o Abril Saúde Indígena serão lançados programas estratégicos voltados para essa população. As ações, já implantadas pelo Ministério da Saúde, serão adaptadas à realidade indígena. Serão os programas Brasil Sorridente Indígena, Rede Cegonha Indígena, Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama Indígena. 
A Rede Cegonha é um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. O Brasil Sorridente engloba ações para melhorar as condições de saúde bucal da população. E o Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama consiste no desenvolvimento e na prática de estratégias que reduzam a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais dos cânceres do colo do útero e de mama.
No Abril Saúde Indígena também será assinado um decreto que regulamenta a execução das ações de atenção à saúde aos povos indígenas e a organização do controle social, no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Além disso, os Conselhos Distritais de Saúde Indígena terão um programa específico de Inclusão Digital, que incluem um Kit do Canal Saúde com ponto do Canal, TV e antena parabólica. 
Outra ação do evento será a efetivação da autonomia dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que passarão a atuar como unidades gestoras, dando maior agilidade às ações de saúde.
Fonte: Em Questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...