No Planalto nova secretária Nacional de Juventude toma posse e destaca pontos de atuação para os próximos quatro anos
![]() |
Enfrentamento à mortalidade da juventude negra; trabalho decente; Plano de Banda Larga; inclusão produtiva e autonomia das mulheres jovens; e o estímulo à juventude rural de forma a garantir a sucessão da agricultura familiar. Esses serão alguns pontos da atuação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para os próximos quatro anos, segundo a nova Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, que tomou posse nesta quinta-feira. A SNJ integra a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República. Com combativa militância no meio jovem rural do país e Secretária Nacional de juventude do PT desde 2008, Severine Macedo, em cerimônia no auditório do Anexo II do Palácio do Planalto, foi empossada nesta tarde como Secretária Nacional de Juventude do governo Dilma Rousseff. |
Conhecedor do trabalho da Severine junto à juventude do meio rural brasileiro e à do PT - aliás, ela é uma das nossas colunistas da seção Juventude e já nos concedeu uma entrevista aqui no blog - encampo integralmente a saudação com que o líder do partido na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), a cumprimenta como nova integrante do governo.
“Severine vem dessas lutas - lembra Paulo Teixeira - e vai contribuir para o fortalecimento da juventude no Brasil. É fundamental que o Governo tenha uma política para este segmento e continue a ter em torno de temas como educação, esporte, cultura e proteção familiar. Essas áreas, essenciais à formação do caráter das pessoas, têm na Severine uma lutadora”.
Uma bagagem de experiência
Severine vem do movimento sindical da área de agricultura familiar de Anita Garibaldi (SC) e é a 1ª mulher a comandar a Secretaria Nacional de Juventude, criada em 2005, para coordenar no governo as políticas públicas voltadas para esse segmento da população.
Jovem, mesmo assim, por sua liderança, já assumiu por diversas oportunidades a coordenação dos movimentos jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-Sul/CUT), sediada em Chapecó (SC). Foi, também, uma das elaboradoras das políticas para a juventude durante a campanha eleitoral da presidenta Dilma Rousseff em 2010.
Desta forma, chega ao novo posto dentro dos princípios estabelecidos pelo governo Dilma, de reforçar as políticas de juventude implementando-as de forma que contemplem os mais de 50 milhões de jovens brasileiros e os insira efetivamente no desenvolvimento nacional.
Por isso, as condições de acesso ao trabalho e a renda, a educação, a inclusão digital, o lazer e a cultura constituem pontos fundamentais da ação da nova Secretaria Nacional, bem como o fortalecimento das políticas de juventude nos Estados e municípios. Do Blog do Zé.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial