sábado, 30 de abril de 2011

Pronatec prevê a construção de 120 novas unidades de Institutos Federais




José Cruz/ABrFátima Bezerra e presidente Dilma após o lançamento do Pronatec
Fátima Bezerra e presidente Dilma após o lançamento do Pronatec

















A presidente Dilma Roussef e o ministro Fernando Haddad lançaram ontem (28/4) à tarde o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), que prevê a construção de 120 novas unidades de IF (Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico). Para a deputada federal Fátima Bezerra, que acompanhou a solenidade de lançamento no Palácio do Planalto, o programa já é vitorioso por potencializar o acesso dos jovens e trabalhadores brasileiros à educação profissional. “É mais uma promessa de campanha que a presidenta Dilma está cumprindo”, elogiou.

O Pronatec tem como meta oferecer oito milhões de atendimentos, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O Programa está dividido em quatro eixos: criação de novas vagas em escolas técnicas profissionais estaduais e federais, cursos no "Sistema S" (Sesi, Senai, Sesc e Senac), a ampliação do Fies - que agora vai oferecer linha de crédito para formação profissional e não apenas para ensino superior - e vagas no ensino à distância por meio do "E-Tec".

Para a deputada federal Fátima Bezerra, todos os eixos são importantes, mas ela destaca a expansão das escolas técnicas como o mais significativo. “Essa foi uma política vitoriosa do presidente Lula, que a presidenta Dilma dá continuidade”, pontuou. No governo anterior foram construídas 214 novas unidades, sendo 13 no Rio Grande do Norte, que passou de duas unidades para 15. “Essas escolas são muito importantes, pois oferecem cursos de acordo com a vocação econômica da região onde são instaladas, que se transformam em importantes polos de desenvolvimento”, argumentou Fátima Bezerra.

Dentro da nova fase do Pronatec, a deputada Fátima Bezerra está lutando para que sejam criadas novas unidades do IFRN nos municípios de Alexandria, Canguaretama, Ceará-Mirim, Jucurutu, Lajes,Parelhas, São Paulo do Potengi, Touros e Umarizal. Recentemente, a parlamentar entregou ao ministro Fernando Haddad cópia de um requerimento aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados sugerindo a criação dessas novas unidades.

Necessidade de qualificação profissional Em seu discurso, a presidenta Dilma observou que há uma assimetria entre o mercado de trabalho e a capacidade dos profissionais. “Há uma grande demanda por mão de obra qualificada e sobram trabalhadores sem a qualificação necessária”, constatou. Para a presidenta, o sistema atual de capacitação de mão de obra não corresponde às demandas do país “pois é fruto de outro período”, em que o Brasil não tinha o nível de crescimento apresentado hoje.

"Se quisermos nos transformar em um País que agrega valores, temos de focar na capacidade de nossos trabalhadores, sejam eles do ensino técnico, das instituições federais, das universidades, ou aqueles formados na vida diária do trabalho", concluiu.
Foto: José Stuckert Filho/PR
CNTE
Após a solenidade de lançamento, a deputada Federal Fátima Bezerra entregou à presidenta uma edição da revista Mátria, editada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e que tem como tema a emancipação feminina, trazendo a mulher Dilma Roussef como personagem principal. "A presidente ficou encantanda com a qualidade da revista", afirmou Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...