terça-feira, 31 de maio de 2011

Mineiro opina sobre a ausência de professores em sala de aula

foto
O FATO DE mais da metade dos professores concursados pelo Estado estarem fora de aula, conforme mostrou reportagem do NOVO JORNAL no último domingo, reacendeu a discussão sobre a qualidade da educação no Rio Grande do Norte. Considerado excessiva, a ausência dos mais de 8700 professores da sala de aula contrasta hoje com um déficit aproximado de quatro mil professores. Especialistas e políticos alertam para a necessidade de um levantamento geral do número de professores para avaliação concreta da secretaria. A professora Eleika Bezerra foi subsecretária de Educação do Estado na gestão de José Agripino e titular da pasta no município durante dois anos da gestão de Wilma de Faria. Para ela, a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) tem excesso de contingente na área administrativa. “É um assunto instigante; por um lado a escola não funciona só com professor, por outro a secretaria tem excesso de funcionários na parte administrativa”, disse.
Eleika acredita que há distorções no sistema que precisam ser resolvidas. “O número é excessivo, é preciso saber por que isso acontece. É preciso cautela e responsabilidade para analisar esses dados”, disse. Bezerra aponta a necessidade de haver um cuidado maior com a área de recursos humanos. “É preciso fazer uma radiografia completa, saber quem são e por que estão fora”. Pondera ainda que para o funcionamento das escolas são necessários diretores, secretários, bibliotecários e orientadores. A educadora sugere ainda que a área de recursos humanos atue de forma mais transparente. Para ela, o número de professores em funções diferentes da que foram concursados e o respectivo salário precisam ser expostos para evitar que servidores estejam à disposição “de forma camuflada”. Eleika informou que quando era subsecretária tentou instalar esse sistema de transparência, mas não obteve sucesso. Considerou também o alto número de professores que entram com licença médica, lembrando que isso é um problema nacional e que a baixa remuneração, aliada à falta de condições de trabalho, contribui para que os educadores desenvolvam mais problemas de saúde.
Outro ponto que a educadora chama a atenção é para a necessidade de a sociedade pressionar os governantes por mudanças nas políticas públicas da área. “Há ainda o problema do bullying que enfrentam. Professores tem sofrido determinadas agressões, será que eu agüentaria ser professora nos dias de hoje?”, questiona.
GESTÃO
A professora e pedagoga Cláudia Santa Rosa que, assim como Eleika Bezerra, é fundadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), tem opinião semelhante. Ela acredita que falta gestão adequada no setor de recursos humanos para o controle do número de professores. “Percebo a necessidade urgente de o Estado ter esses dados, construindo uma tecnologia capaz de explicitar quantos são, quantos estão em sala de aula, quanto estão fora, onde estão, quais escolas e se estão em outros órgãos”, disse. Para ela, sem esses dados fica difícil a secretaria realizar uma boa gestão. Santa Rosa acredita que agora é o momento de o governo agir, a partir desses dados, para melhorar a qualidade da educação do Rio Grande do Norte. “A educação precisa de gestão”, defende.

A professora também pondera sobre a necessidade das escolas terem professores ocupando funções de diretor, secretário, bibliotecários e nos laboratórios. “Quais são as funções necessárias para as escolas funcionarem? É preciso uma compreensão do que é entendido sobre a docência”, defende. Santa Rosa não acredita que o fato de mais de 8700 professores estarem fora de aula seja um problema dos servidores. Para a psicopedagoga, a falta de gestão adequada nos últimos anos está na raiz desse problema. “É preciso compreender por que tantos estão fora de sala de aula. É uma questão de indisciplina ou de gestão? Para mim o problema é de gestão”, disse. Ela lembra ainda a necessidade do Estado promover concursos para outras áreas dentro da escola. “Há anos que a secretaria não faz esse tipo de concurso e isso é importante”, defende.
Questionamentos oportunos
A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que atualmente faz parte da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, concorda que o número é alto, mas alerta para a necessidade de ponderação. “Não considero que a função do magistério se limite só a professores em sala de aula”, disse. Ela acredita que se há distorções nesse número, cabe ao governo – não aos professores –resolver o impasse. “Quem autoriza o professor a estar fora de sala de aula é o governo, não o sindicato”, disse.
Fátima lembrou também do déficit nacional de cerca de 200 mil professores. Ela acredita que a falta de condições de trabalho, a baixa remuneração e as dificuldades na profissão estão afastando os jovens da carreira de magistério. “Acredito que o caminho mais adequado para resolver o problema da falta de professores é uma política pública forte que combine salário, formação e carreira”, defende. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) cita a falta de autonomia fi nanceira plena na Secretaria de Educação também como um dos problemas do setor. “Gestor não administra diretamente, nem a folha é administrada pela secretaria”, disse. Ele lembra ainda a necessidade das escolas terem diretores, supervisores e laboratórios e critica a situação atual das escolas. “É preciso uma estrutura muita mais ampla. A educação é hoje a mesma dos anos 50”
O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que também faz parte da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, classificou o número de professores fora de sala de aula como “fortes” e alertou para a necessidade do estado racionalizar os recursos humanos da Secretaria de Educação. “É preciso que o Estado tenha um diagnóstico apurado sobre a quantidade de profissionais fora de sala de aula”. Marinho ressaltou que esse número “excessivo” de professores fora de sala de aula prejudica apenas os alunos e a sociedade. Ele ressalta que problemas de saúde, desvios de função e outros motivos precisam ser apurados pelo Estado. “É necessário que o governo saiba o motivo e tome providências. Se o problema é saúde, que sejam tratados, e que a distorção seja corrigida para que a sociedade ganhe com isso”, defende.
Rogério Marinho acredita que essa discussão seja levada também ao Sindicato dos trabalhadores Profissionais em Educação (Sinte). “Temos que pedir ajuda ao sindicato para identificar o que está ocorrendo com a classe”.
Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...