domingo, 10 de julho de 2011

Alonso vence o GP da Inglaterra de F1 Espanhol mostrou a reação da Ferrari na etapa de Silverstone

Alonso comemora a vitória em Silverstone (foto: www.sutton-images.com)
Depois da classificação para o GP da Inglaterra, tudo indicava que a prova seria marcada por mais um domínio da equipe Red Bull. Mas Fernando Alonso, da Ferrari, conseguiu mudar o rumo das coisas e faturou a sua primeira vitória no ano – e a 27ª da carreira –, em uma corrida disputada com um circuito de Silverstone inicialmente molhado, mas secando ainda na primeira metade da corrida.

Sebastian Vettel, o líder disparado do campeonato, teve de se contentar com a 2ª colocação, após suportar uma grande pressão do companheiro Mark Webber nas voltas finais da corrida. O australiano completou o pódio da etapa inglesa. Lewis Hamilton, da McLaren, também conseguiu sustentar posição de forma heróica nos últimos giros, quando tinha problema no consumo e teve de poupar combustível, vendo Felipe Massa, da Ferrari, se aproximar rapidamente. O inglês ficou em 4º, com o brasileiro em 5º.
Mais de 30s atrás de Massa, Nico Rosberg, da Mercedes GP, concluiu a corrida em 6º, seguido por Sergio Pérez (Sauber), Nick Heidfeld (Renault), Michael Schumacher (Mercedes GP) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) completando os dez primeiros colocados. Rubens Barrichello, da Williams, ficou apenas em 13º, um posto à frente de seu companheiro Pastor Maldonado.
A CORRIDA
Antes mesmo de largar, os pilotos já tinham um dilema: quais pneus utilizar. Quando levaram os carros até o grid, 30 minutos antes do início da corrida, os competidores encararam uma pista com trechos bem molhados e outros completamente secos. Por causa da dúvida, os pilotos optaram por compostos intermediários.
Na largada, Vettel conseguiu pular na ponta, superando Webber, que passou a ser pressionado por Alonso, mas suportou. Massa também perdeu uma posição, com Button pulando para 4º. Barrichello, que saiu apenas em 15º, não começou bem a corrida e caiu para 20º. Mesmo com bastante água na pista, não houve acidentes nas primeiras curvas.
No início da segunda passagem, Massa conseguiu recuperar a 4ª colocação. Hamilton, que partiu apenas em 10º, também já ultrapassava o companheiro de McLaren no segundo giro, ocupando a 5ª posição. Ao concluírem a segunda volta, os primeiros eram: Vettel, Webber, Alonso, Massa, Hamilton, Button, Di Resta, Kobayashi, Schumacher e Maldonado.
Na quarta passagem, quando Hamilton pressionava Massa pela 4ª posição, perdeu o controle de seu McLaren, saiu reto e conseguiu se recuperar, mas já com uma desvantagem considerável de 2s7 em relação ao brasileiro da Ferrari. A organização permitiu o início do uso da asa móvel a partir da sexta volta, quando considerou que o artifício não seria perigoso.
Na abertura da nona passagem, Alonso conseguiu encostar de vez em Webber e pôde começar a utilizar a asa traseira móvel. Apesar disso, não conseguiu fazer a ultrapassagem na primeira tentativa. Hamilton também encostava novamente em Massa na briga pela 4ª colocação.
Na 10ª volta, Schumacher perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do carro de Kobayashi na briga pela 8ª posição. Com o bico bastante avariado, o alemão teve de entrar nos boxes para a troca da peça e já aproveitou para colocar pneus para pista seca, mesmo com um trecho do traçado ainda estando consideravelmente molhado.
Dos ponteiros, Button foi o primeiro a realizar a sua parada, na 12ª volta. Na mesma volta, vários outros competidores também fizeram os seus pit stops. No mesmo momento, Schumacher fazia a melhor volta da prova até aquele momento, ou seja, a pista já comportava compostos para pista seca.
Quase todos os primeiros colocados realizaram as suas paradas na 13ª volta. Só continuaram na pista, entre os melhores colocados, Vettel e Massa. No giro seguinte, foi a vez desses dois competidores também tirarem os pneus intermediários de seus carros para colocarem compostos para pista seca.
Quando retornou à pista, Massa foi superado rapidamente por Button, que já estava a mais tempo com compostos slicks. Um pouco à frente, Hamilton, correndo em casa, conseguia superar Alonso. Assim, ao abrirem a 15ª passagem, os dez primeiros eram: Vettel, Webber, Hamilton, Alonso, Button, Massa, Di Resta, Sutil, Schumacher e Rosberg. Logo essas posições mudariam um pouco, já que Schumacher recebeu uma punição por ter batido em Kobayashi e cumpriu um stop-and-go.
No pelotão intermediário, a 20ª passagem foi marcada por uma belíssima disputa entre Kobayashi, Maldonado e Buemi pela 13ª posição. Mas o japonês, que fez ótimas manobras naquela briga, recebia, na mesma volta, a notícia de uma punição como consequência de um erro de sua equipe nos boxes: ao ser autorizado para sair do pit lane, vinha outro carro e houve um toque dentro dos boxes. Ao retornar à pista, estava apenas em 18º.
Na 23ª volta, Alonso começou uma pressão muito forte para cima de Hamilton, conseguindo a ultrapassagem no momento do uso da asa traseira móvel daquela mesma passagem. Assim, o espanhol da Ferrari reassumia a 3ª colocação e começava o trabalho para tentar se aproximar de Webber, o 2º.
Na 25ª passagem, Hamilton entrou nos boxes para colocar mais um jogo de pneus macios. O mesmo foi feito por Di Resta (com a Force India se atrapalhando e colocando compostos errados no pit lane, tendo de ir buscar os certos dentro da garagem quando o carro já estava parado) e Maldonado. Naquela mesma volta, Kobayashi encostava seu Sauber com problemas no carro.
Ao abrirem o 27º giro, foi a vez de Webber, Button, Massa e Sutil realizarem as suas trocas de pneus. Mantiveram-se na pista Vettel e Alonso. No mesmo momento, após um toque com Di Resta, Buemi se arrastava pela pista com um pneu estourado. Na volta seguinte, Vettel e Alonso pararam nos boxes. O trabalho da Ferrari foi bem melhor e o espanhol voltou na 1ª colocação, seguido por Hamilton, Vettel e Webber.
No fim da 28ª volta, Hamilton começou a pressionar Alonso pela liderança. Na passagem seguinte, o piloto da Ferrari conseguiu fazer uma ótima volta e abriu uma diferença confortável para o inglês da McLaren, que começava a ser pressionado por Vettel, o 3º naquele momento da prova.
Vendo que não conseguiria ultrapassar facilmente Hamilton, Vettel preferiu entrar nos boxes para realizar mais uma troca de pneus. Ele voltou na 6ª posição. Na passagem seguinte, foi a vez de Hamilton fazer a sua parada, retornando atrás do alemão da Red Bull. No 38º giro, foi a vez de Webber realizar o seu pit stop.
A aposta de Vettel no momento da parada foi boa. Tanto que ele começou a fazer voltas impressionantes, sendo até 1s mais veloz que Alonso, o líder da corrida. A hora da verdade foi a parada do Alonso, na 40ª volta. O espanhol conseguiu voltar com uma diferença de confortáveis 10s3 em relação ao líder do campeonato. Naquela mesma volta, Button sofria com uma trapalhada da McLaren no pit stop, quando o time não prendeu direito a roda dianteira direita de seu carro e o piloto inglês teve de parar logo na saída do pit lane.
Quando retornou à pista, com pneus novos, foi a vez de Alonso iniciar um ritmo alucinante, conseguindo abrir ainda mais diferença para o 2º colocado, o alemão Vettel. O último dos líderes a parar foi Massa, na 42ª volta. Depois de todos os ponteiros já terem feito as suas novas paradas, os cinco primeiros eram: Alonso, Vettel, Hamilton, Webber e Massa.
A McLaren, porém, pedia para Hamilton tirar o pé, já que o combustível poderia não ser o suficiente para concluir a prova no ritmo que o inglês levava. A aproximação de Webber foi inevitável e, depois de algumas tentativas, o australiano conseguiu aproveitar a zona de uso da asa traseira móvel para assumir o 3º posto na 46ª volta.
Assim que Hamilton foi superado, Massa recebeu uma mensagem de seu engenheiro dizendo para acelerar o máximo possível, já que havia possibilidade de o piloto da McLaren ficar ainda mais lento no final. O brasileiro começou a tirar mais de 2s por volta da diferença do piloto da McLaren.
Paralelamente a essa disputa, Webber colava em Vettel e tentava ultrapassá-lo na penúltima volta. Vettel conseguiu passar a área da asa móvel sem ser superado pelo companheiro. O mesmo aconteceu na disputa entre Hamilton e Massa, com o inglês conseguindo ficar à frente do brasileiro.
Lá na frente, Alonso concluiu as 52 voltas da prova na frente, faturando a sua primeira vitória no ano. Vettel suportou a pressão de Webber e ficou com 2º, com o companheiro em 3º. Um pouco atrás, Massa chegou a ultrapassar Hamilton nas últimas curvas, mas foi tocado pelo inglês, perdeu um pouco de velocidade, ainda tentou fazer frente ao piloto da McLaren, mas cruzou milésimos atrás. Rosberg cruzou em 6º, seguido por Pérez, Heidfeld, Schumacher e Alguersuari, que completaram os dez primeiros colocados, que pontuam.
Confira o resultado final do GP da Inglaterra:
1. Fernando Alonso (Ferrari) 1h28min41s194 
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 16s511 
3. Mark Webber (Red Bull) + 16s947 
4. Lewis Hamilton (McLaren) + 28s986 
5. Felipe Massa (Ferrari) + 29s010 
6. Nico Rosberg (Mercedes) + 1min0s665 
7. Sergio Pérez (Sauber) + 1min5s590 
8. Nick Heidfeld (Renault) + 1min15s542 
9. Michael Schumacher (Mercedes) + 1min17s912 
10. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min19s108 
11. Adrian Sutil (Force India) + 1min19s712 
12. Vitaly Petrov (Renault) + 1min20s600 
13. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta 
14. Pastor Maldonado (Williams) + 1 volta 
15. Paul Di Resta (Force India) + 1 volta 
16. Timo Glock (Virgin) + 2 voltas 
17. Jérôme DAmbrosio (Virgin) + 2 voltas 
18. Vitantonio Liuzzi (HRT) + 2 voltas 
19. Daniel Ricciardo (HRT) + 3 voltas
Não completaram:
Jenson Button (McLaren) 
Sébastien Buemi (Toro Rosso) 
Kamui Kobayashi (Sauber) 
Jarno Trulli (Lotus) 
Heikki Kövalainen (Lotus)
Volta mais rápida: Alonso, com 1min34s908
Rafael Munhoz
Imagens www.sutton-images.com




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Marcos Imperial

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