domingo, 31 de julho de 2011

Confira os 20 partidos que tentam registro na Justiça Eleitoral para as próximas eleições

Os holofotes políticos apontam para a criação do Partido Social Democrático (PSD), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e para a organização do movimento liderado por Marina Silva, ex-candidata à Presidência da República pelo PV, com quase 20 milhões de votos recebidos. Um levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), indica que 20 novas legendas também se apressam para conseguir o registro na Justiça mirando as eleições municipais do próximo ano. Com as novas siglas, a sopa de letras políticas pode chegar a 47 legendas, caso todas cumpram as exigências legais.

Confira os 20 partidos que tentam registro na Justiça Eleitoral para as próximas eleições:

PARTIDOS:

Partido Social Democrático (PSD)
Partido Ecológico Nacional (PEN)
Partido da Educação e Cidadania (PEC)
Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP)
Partido Geral do Trabalho (PGT)
Partido Federalista (PF)
Partido Humanista do Brasil (PMH)
Partido Liberal Democrata (PLD)
Partido Cristão Nacional (PCN)
Partido da Pátria Livre (PPL)
Partido Novo (PN)
Partido da Transformação Social (PTS)
Partido do Meio Ambiente (PMA)
Partido Cristão (PC)
Partido Social (PS)
Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa privada do Brasil (PSPB)
Partido da Mulher
Brasileira (PMB)
Partido da Justiça Social (PSJ)
Partido Republicano da Ordem Social (PROS)
Partido Carismático Social (PCS)

Para que os novos partidos estejam aptos a concorrer nos pleitos municipais de 2012, os registros devem estar prontos, pelo menos, um ano antes. Assim, restam pouco mais de dois meses aos que pretendem disputar vagas para prefeitos e vereadores em siglas recém-saídas do forno. A principal dificuldade encontrada por quem aspira fundar uma sigla é a reunião de assinaturas de eleitores. De acordo com a legislação eleitoral, é preciso apresentar uma relação de nomes seguidos do respectivo número do título eleitoral. A lista deve equivaler, no mínimo, a 0,5% dos votos validados na eleição anterior para a Câmara dos Deputados. Ainda segundo o TSE, as pessoas que assinarem o requerimento precisam ser moradoras de um terço ou mais dos estados. Mais: a quantidade de nomes deve ultrapassar 0,1% do eleitorado que votou em cada um desses estados. O tribunal considera apto para o registro na Justiça, portanto, seguindo os dados das eleições de 2010, uma sigla com 490 mil assinaturas distribuídas em, pelo menos, nove estados.

O PSD — mesmo com inúmeras denúncias de irregularidades no processo de adesão, como assinaturas de pessoas mortas — é a legenda mais bem-sucedida até agora. Foram recolhidas assinaturas em 15 unidades federativas. Gilberto Kassab tenta surfar no prestígio que adquiriu na prefeitura da capital paulista para alçar voos maiores. Ele deixou o Democratas no primeiro semestre deste ano e levou alguns quadros importantes da sigla, incluindo a senadora Katia Abreu (TO) e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Outra legenda que deve cumprir as exigências do TSE até outubro é o Partido Novo (PN), que repassou, até o momento, assinaturas a 12 TREs. O Correio mostrou, em maio deste ano, o embrião da sigla, que pretende ser um grupo sem políticos. "Traçamos um estatuto para que o partido cobre dos seus representantes metas, gestão e resultados. O partido dá suporte a eles e eles têm o compromisso de gestão com o partido", resumiu, à época, o presidente da legenda, João Dionísio Amoêdo, membro do conselho de administração do Itaú BBA e ex-vice-presidente do Unibanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...