| Tragédia na África: milhares de crianças e adultos estão morrendo por falta de água e comida |
A ONU realizou sua primeira entrega de ajuda humanitária para uma região da Somália assolada pela fome, informou neste domingo (17) uma porta-voz da organização.
Seca pode matar 500 mil crianças na África, diz Unicef
Veja imagens da seca que afeta mais de 10 milhões na África
Cinco toneladas de alimentos e de medicamentos para crianças desnutridas foram levadas de avião para a região de Baidoa, no centro da Somália, depois que os rebeldes retiraram a proibição às operações das agências de cooperação estrangeiras, disse Iman Morooka, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Somália.
- Foi um êxito e um primeiro passo para a entrega de mantimentos por via aérea na Somália. Esta é a primeira operação deste tipo em dois anos.
A situação do país é agravada pelos 20 anos de uma guerra civil desencadeada após a saída do presidente Mohamed Siad Barre em 1991.
A Somália, atingida por uma grave seca, está em estado de "catástrofe humanitária", disse na sexta-feira o diretor da ONG Ação contra a Fome (ACF) para esse país, que tem cerca de 250 mil crianças com desnutrição severa no país.
Milhares de famílias somalis estão fugindo da fome e da miséria e buscando auxílio no campo de refugiados de Dadaab (leste do Quênia), desenhado para 90 mil pessoas e considerado o maior do mundo, mas que atualmente acolhe mais de 300 mil refugiados.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial