Para o deputado Fernando Mineiro (@mineiropt), a internet e as redes sociais são uma forma de prestar contas à sociedade de seu trabalho como parlamentar e como militante do Partido dos Trabalhadores. Atualmente, o Mandato Cidadão administra perfis em seis redes sociais, além de um site, um blog e três hotsites.
A internet, entretanto, não se presta apenas à transmissão de informações. Ela também é palco de discussão de idéias e de militância política. Na última sexta-feira, 26, o Mandato Cidadão realizou, em conjunto com o PT Natal, o primeiro Encontro de Petistas Conectados e Militância Virtual para discutir estratégias de ação para as eleições 2012.
Os assuntos discutidos abrangeram não só as eleições e o PT, mas passaram pelo Software Livre, o Fora Micarla, Blogueiros Progressistas, regulação da internet, entre outros. Os convidados da mesa foram o professor do Departamento de Comunicação da UFRN, Ruy Rocha; o membro do Movimento dos Blogueiros Progressistas, Daniel Dantas; o membro dos Militantes de Ambientes Virtuais do PT (MAV-PT), Tiago Aguiar e o jornalista Fábio Farias.
Durante o encontro, a hashtag #petistasconectados alcançou o primeiro lugar no Trending Topics do Twitter em Natal. No encontro, formou-se o primeiro coletivo de militantes virtuais do PT Natal.
Ruy (@ruycomunica) lembrou que nos vivemos na sociedade em rede e, portanto, estamos cada vez mais conectados. “Por que não utilizar isso politicamente em campanhas e em ações coletivas”, questionou. O professor citou a famosa campanha de Barack Obama como exemplo e lembrou que as eleições 2010 foram o momento político em que a internet teve uma participação efetiva pela primeira vez.
Ele faz uma ressalva, entretanto: “Não se pode fetichizar a internet. Ela tem limitações. No Brasil, chega lentamente aos mais pobres e ainda é cara e lenta. Não se pode falar ainda de democracia digital”, afirmou.
Para completar, Ruy lembrou que a internet não se faz sozinha. “Esses recursos não fazem a ação política por si só, mas refletem que as utiliza. A internet não muda o mundo, as pessoas sim”.
Para Daniel Dantas (@danieldantas79), a militância na internet deve ir além da pauta eleitoral. Ele explicou que o Movimento dos Blogueiros Progressistas teve como pontapé inicial a campanha de 2010, mas que tenta se desvincular da imagem de estar voltado exclusivamente para as eleições. Ele afirma que uma das lutas doblogprog é pela multiplização das vozes e acesso à informação.
“A militância não pode ser totalmente a favor. Precisa criticar e propor”, declarou Daniel, que também afirmou que um dos erros das últimas eleições presidenciais foi a ausência de debate político em prol de uma “militância virtual profissionalizada”.
Fábio Farias (@fabiofariasf) explicou que para que a militância seja efetiva é preciso já haver uma rede formada. Ele usou o exemplo do movimento #ForaMicarla: “Já existia uma rede na internet, com perfis no Twitter, como o @xoinseto, o @buracosdenatal, além de várias comunidades no Orkut e páginas no Facebook”. Para Fábio, essa rede, gerada pela insatisfação com a Prefeitura, foi a sustentação para os primeiros atos do #ForaMicarla, que culminaram na ocupação da Câmara. “No primeiro ato, mais de duas mil pessoas confirmaram no evento no Facebook”, lembrou.
O jornalista também enfatizou que o uso da internet não predispõe poder econômico, mas criatividade. Para ele, os militantes devem ser, ao mesmo tempo, produtores de informação e criativos. “Vá além da militância ‘emburrada’. Quando você é bem humorado, ganha audiência”, explicou.
Por último, Fábio enfatizou que toda informação na internet só é efetiva se for repassada para quem não está na internet.
Fechando as falas da mesa, Tiago Aguiar discorreu sobre o Núcleo de Militância em Ambientes Virtuais do PT (MAV-PT), grupo formado para defender o partido na rede. “Hoje é muito mais fácil fazer política, porque ela não precisa ser presencial”, afirmou. Ele lembrou que o encontro de petistas conectados foi o primeiro realizado em todo o país.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial