No mozaico, representantes do Partido que falaram
a TVPT na Marcha que aconteceu na semana passada
(Arte - Uiara Lopes / PT).
Na Marcha das Margaridas, dezenas de parlamentares do partido discursaram a favor de ações concretas para as mulheres brasileiras.
As mulheres da Marcha das Margaridas contaram com apoio irrestrito do Partido dos Trabalhadores. Dezenas de parlamentares acompanharam o movimento. As palavras de ordem nos discursos foram em defesa da mulheres do campo, das cidades e das florestas. Palavras em defesa das mulheres negras, indígenas, quilombolas, assim como a favor de maior autonomia, da licença maternidade de 180 dias, da ampliação dos direitos, e outras tantas foram faladas nos inúmeros discursos.
Leia abaixo o que disse cada um dos entrevistados pela TVPT.Senadora Ana Rita (PT-ES) “Esta marcha é importante porque ela representa a luta de todas as mulheres brasileiras, das mais variadas regiões deste país, as mulheres tanto do campo, quanto da cidade, as mulheres das florestas, mulheres negras, indígenas, quilombolas, enfim esta marcha tem um significado muito especial, porque ela traz uma pauta bastante intensa, uma pauta que reproduz de fato aquilo que as mulheres esperam, desejam e proporcionam a todas nós parlamentares. É a oportunidade de fortalecer também o nosso papel no parlamento, e também de fortalecer as lutas das mulheres no que depende de políticas públicas por parte do governo federal, por parte da nossa presidenta Dilma. Por tanto, todas estão de parabéns por esta marcha, tão grandiosa, tão expressiva”.
Deputada Federal Janete Pietá (PT-SP) “As mulheres do campo e da floresta querem levar à presidenta Dilma, e ao Congresso, a pauta das mulheres campesinas, a pauta de desenvolvimento com sustentabilidade, a pauta de autonomia das mulheres. Nós queremos reafirmar que o Estado é laico, e cada mulher tem o direito de decidir sobre seu corpo. Temos três projetos que nós queremos que se coloque rapidamente na pauta. A PEC 30 que é a licença maternidade por 180 dias. O PL 6653 que trata da equidade da mulher no mundo do trabalho. Também queremos a Reforma Política com participação paritária e alternada de mulheres”.
Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ) “A Marcha das Margaridas não é somente uma marcha de denúncias, é uma marcha de proposição. Margarida Alves foi a nossa grande semente plantada com seu sangue para que hoje 100 mil Margaridas pudessem estar aqui no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto, trazendo uma proposição que é nacional. Porque não é só uma questão de políticas das trabalhadoras rurais, é também uma luta por um Brasil melhor, um Brasil para todo mundo, um Brasil de negros, de brancos, de indígenas. Um Brasil onde a mulher seja respeitada, onde a trabalhadora rural e urbana possa ocupar o seu lugar. São mulheres que cada vez mais se envolvem no seu sindicato, na sua associação de moradores, na sua organização feminista ou feminina, e pode dar hoje um grande respaldo para os projetos que nós temos hoje no Congresso Nacional, e também para que a presidenta Dilma tome medidas de políticas públicas que beneficiem esse setor”.
Secretária de mulheres no Partido dos Trabalhadores Laisy Morièli “Essa marcha mostra para o país que as mulheres tem poder de organização, de articulação, e que elas querem uma vida melhor para elas e para o Brasil e para a família delas. O PT é um partido que sempre apoiou a luta das mulheres do campo e da floresta, o PT está presente aqui desde o início da organização da marcha, nós do Partido dos Trabalhadores, nós mulheres do PT, estamos presentes em todos os estados articulando, e estamos aqui marchando com as mulheres por um Brasil justo, igualitário, pela igualdade entre homens e mulheres”.
Deputada Federal Marina Santanna (PT-GO) “De fato esta é a demonstração do que há de mais importante na elaboração política e na capacidade de mobilização das mulheres, especialmente as mulheres do campo e das florestas, que nos representa absolutamente, porque trata do desenvolvimento sustentável, trata de uma pauta, que é uma pauta do nosso projeto de nação, para nosso projeto de Brasil, e demonstra que esta capacidade de mobilização está em todos os estados do país. Nós temos uma presidenta do Brasil, e temos aqui no movimento do centro-oeste, no movimento de cada região esta expressão máxima. A mulher pensa, articula, se mobiliza, produz e merece seu lugar, e merece ser respeitada”.
Deputada Federal Luci Choinacki (PT-SC) “É importante para as mulheres brasileiras, para as mulheres que participam da política, dar visibilidade, mostrar que as mulheres da floresta, da agricultura familiar, dos assentamentos, quilombolas, indígenas, elas tem direitos e estão na batalha. E também cada vez mais diminuir o preconceito por ser do campo, e ser tratada com discriminação pela sociedade, mudando esse conceito, transformando a realidade e vindo dizer aqui que essas mulheres tem coragem, que sabem o que querem, que estão pedindo sim que se respeite, e que se aprove nas leis, sempre reconhecendo o direito daquelas, que se existe o pão na mesa, são produzidos em 70% por essas mulheres trabalhadoras que botam as suas mãos na terra, cuidam da água para que a gente tenha comida. Então essa marcha é simbólica, principalmente no momento em que elegemos, depois de um operário, a primeira mulher presidenta da República. E o Brasil comemora a democracia com a grande participação das mulheres. E dizer que estamos aqui firmes para defender a presidenta Dilma, para conquistar os direitos, e acabar com os preconceitos contra a mulher, e contra as negras e contra as lésbicas do Brasil”.
Deputada Estadual, Antônia Lúcia (PT-AC) “Aqui está sendo representada a conquista de 2010, a conquista do Congresso Nacional através da nossa presidenta Dilma que representa todas as mulheres do nosso país. E nós queremos aqui ressaltar o trabalho honesto, o trabalho digno das mulheres da zona rural, da zona urbana, que compreenderam que nós podemos sim conquistar o Brasil através dos nossos esforços, do nosso trabalho, através do respeito, respeitando todas as classes sociais, e sabendo sim que temos capacidade para presidir o país, para sermos empregadas domésticas, servidoras públicas seja em qualquer setor. Então essa marcha marca as conquistas”.
Deputado Federal Domingos Dutra (PT-MA) Essa marcha é importante para as mulheres, mas também para os homens desse país porque ela é fundamental para a democracia brasileira e para avançar na cidadania. A pauta entregue é uma pauta cidadã, para o Governo Federal, para o Congresso e para o Poder Judiciário. Não haverá democracia nesse país enquanto tiver crime de pistolagem, enquanto o latifúndio estiver concentrado terra, e enquanto tiver brasileiro morrendo por um pedaço de terra para morar e para plantar. Nós temos que fazer um movimento nacional para extirpar da administração pública brasileira, da prática e dos costumes das empresas e da sociedade, a corrupção. A corrupção hoje é o pior câncer desse país, porque cada milhão que é roubado do dinheiro público, vai fazer falta na saúde, na educação, na reforma agrária e nos direitos sociais. Portanto parabéns à Contag, parabéns à essas mulheres, porque só assim a gente pode construir uma cidadania e a democracia”.
Deputado Federal Dionilso Marcon (PT-RS) “A Marcha das Margaridas tem uma importância muito grande porque vem a público mais uma vez discutir a necessidade de ter mais políticas públicas do que aquilo que nós já avançamos até hoje em nível nacional. É a permanência das famílias no campo. Das mulheres jovens, da necessidade de nós avançarmos ainda mais no processo da permanência das nossas agricultoras, trabalhadoras rurais, produzindo alimento para o povo que mora na cidade”.
Deputado Federal Padre João (PT-MG) “É fazer valer os direitos, muitas conquistas, graças a primeira, a segunda, a terceira marcha, seja no acesso ao crédito, à assistência técnica, à previdência, muitas coisas foram conquistadas no governo Lula e agora também no governo Dilma. Mas ainda temos grandes desafios como a educação , a licença maternidade, desburocratizar a previdência. É muito importante esse grito que vem do campo e das cidades. Que esse grito possa ressoar todos os dias aqui no Congresso e também no Palácio do Planalto”.
(Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial