Desculpa pelo desabafo, mas achei o conteúdo da carta aberta dos artistas que participaram dos ensaios do Auto de Natal totalmente frágil, desarticulado, confuso, desconexo, incoerente.
Resumir-se a brigar para que um Auto aconteça não é lutar, de fato, por nossa verdadeira política cultural efetiva, responsável, transparente, e sim, reforçar a política de eventos eleitoreira que a Borboleta e a Rosa já estão acostumadas a “enfiar” goela abaixo do povo.
E outra: a classe artística sabe muito bem que a qualidade, os objetivos e SOBRETUDOOOOOO a forma de execução desses Autos é completamente questionável por nós próprios artistas o ano inteiro nas caladas da noite e rodas de amigos..
Não ecoa em meus ouvidos a defesa de um evento ANUAL como um grito de luta coerente de uma CLASSE ARTÍSTICA que passa o ano inteiro CALADA, ALHEIA ÀS DISCUSSÕES, AS LUTAS E EXIGÊNCIAS, CONIVENTE E, MUITAS VEZES, EMPREGADA pelos CARGOS das Gestões Municipais e Estaduais que PATROCINAMMMMMMMMMMM essa politica de eventos PERNICIOSA, PARASITÁRIA... que todos nós já sabemos o seu conteúdo e finalidade.
Discutir política cultural relacionando-a a valores de caches, migração de eventos é muito pouco pra mim... aliás pra nós...
E ainda ressalvo: defender um Auto pelo fato de que “a população natalense no tocante aos seus direitos relativos ao acesso aos bens culturais já incorporados à nossa programação local” é demais pra mim...desisto!!!!!
Que “tradição artística potiguar” como cita a carta, nós temos pra defendê-la autenticamente ? A existência dos autos e dos eventos ?
Realmente essa carta reflete a incompetência dos gestores, mas SOBRETUDOOOOOOOOOOOO a fragilidade e a superficialidade de nós artistas (os geridos) onde vê-se, muito comumente, cada um querendo defender o seu umbigo, o seu mísero cache...enfim Salve-se quem puder.
Não vou ficar mais repetindo o que todo mundo já sabe...quer dizer.....eu achei que sabia...
ACORDAI-VOS ARTISTAS E SOCIEDADE: O BURACO É BEMMMMMMMMMMMM MAIS EM BAIXO E O NÍVEL DE DISCUSSÃO DESTE TEMA BEM MAIS COMPLEXO E PROFUNDO...
Sinceramente esperava que nosso nível de discussão fosse outro e tomasse outra direção...
Quem sabe se em 2012 e se passarmos o ano inteiro nos articulando, discutindo, provocando,lutando e exigindo a fomentação de uma politica cultural de vergonha não precisemos lutarrrrrr fervorosamente para que o AUTO DE NATAL 2012 aconteça..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial