Por Séphora Maria Alves Bezerra.
Foto Isaías Carlos.
Professor Deífilo Gurgel foi amigo de minha avó Jéssica, desde os primeiros momentos em que esteve em São Gonçalo do Amarante para conhecer o Boi de Seu Pedro Guajiru cujo alumbramento ele sempre falava a todos, do meu pai Marcel, aliás quando escreveu o livro sobre nosso Município, inúmeras foram as aventuras que viveram juntos - ele, meu pai e Wagner Varela e me honrou com amizade e consideração. Me mencionou inúmeras vezes em suas entrevistas e pesquisas em vários momentos nestes últimos anos, especialmente pela pesquisa, pelo cuidado com a revitalização dos pastoris e lapinhas.
Inúmeras tardes passei conversando com o Professor Deífilo em sua residência, embaixo das árvores do seu quintal; inúmeras foram as vezes que Dona Zoraide me preparou lanche, pois marcava com ele uma conversa de 40 ou 50 minutos e esta se estendia por 3 ou 4 horas. Ele me dotou de privilégios inimagináveis ao me ajudar quando da homenagem do RN em Olímpia/SP. Me ajudou a destacar os grupos mais importantes do RN, claro que muitos não puderam ir, pois faltou condições financeiras.
Me cedeu duas de suas mais importantes coleções: a de fotografias e a de livros. E só não viajou com o Pastoril Dona Joaquina por causa de sua cirurgia recente, mas me ligou várias vezes para saber como estavam as homenagens ao grupo e ao nosso amado Estado. Não posso esquecer do seu carinho, de sua orientação e dos seus telefonemas, como se necessitasse dos meus conhecimentos. Meu Deus! Ele era o Mestre.
Difícil descrever o que sinto agora: tristeza, pobreza, frio... Não sei. Desamparo, eu acho. Professor Deífilo era uma árvore frondosa como nos disse seu filho ontem em seu sepultamento. Acolhia a todos com a simplicidade daqueles que são ávidos pela vida. Jamais se furtou se negou por ensinar. Na realidade seu modo de vida era o de "todos nos ensinam".
Dizer adeus ao Professor me fez dizer adeus a um homem cuja dignidade estava acima de tudo; me fez dizer adeus a um homem destinado a ensinar; me fez dizer adeus a alguém além do seu tempo; um no e homem cuja luz era intensa e bela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial