quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BOM DIA TRISTEZA!

Por Séphora Maria Alves Bezerra.
DSC_1730
Foto Isaías Carlos.

Professor Deífilo Gurgel foi amigo de minha avó Jéssica, desde os primeiros momentos em que esteve em São Gonçalo do Amarante para conhecer o Boi de Seu Pedro Guajiru cujo alumbramento ele sempre falava a todos, do meu pai Marcel, aliás quando escreveu o livro sobre nosso Município, inúmeras foram as aventuras que viveram juntos - ele, meu pai e Wagner Varela e me honrou com amizade e consideração. Me mencionou inúmeras vezes em suas entrevistas e pesquisas em vários momentos nestes últimos anos, especialmente pela pesquisa, pelo cuidado com a revitalização dos pastoris e lapinhas.

Inúmeras tardes passei conversando com o Professor Deífilo em sua residência, embaixo das árvores do seu quintal; inúmeras foram as vezes que Dona Zoraide me preparou lanche, pois marcava com ele uma conversa de 40 ou 50 minutos e esta se estendia por 3 ou 4 horas. Ele me dotou de privilégios inimagináveis ao me ajudar quando da homenagem do RN em Olímpia/SP. Me ajudou a destacar os grupos mais importantes do RN, claro que muitos não puderam ir, pois faltou condições financeiras. 

Me cedeu duas de suas mais importantes coleções: a de fotografias e a de livros. E só não viajou com o Pastoril Dona Joaquina por causa de sua cirurgia recente, mas me ligou várias vezes para saber como estavam as homenagens ao grupo e ao nosso amado Estado. Não posso esquecer do seu carinho, de sua orientação e dos seus telefonemas, como se necessitasse dos meus conhecimentos. Meu Deus! Ele era o Mestre.

Difícil descrever o que sinto agora: tristeza, pobreza, frio... Não sei. Desamparo, eu acho. Professor Deífilo era uma árvore frondosa como nos disse seu filho ontem em seu sepultamento. Acolhia a todos com a simplicidade daqueles que são ávidos pela vida. Jamais se furtou se negou por ensinar. Na realidade seu modo de vida era o de "todos nos ensinam".
Dizer adeus ao Professor me fez dizer adeus a um homem cuja dignidade estava acima de tudo; me fez dizer adeus a um homem destinado a ensinar; me fez dizer adeus a alguém além do seu tempo; um no e homem cuja luz era intensa e bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...