sábado, 7 de abril de 2012

Permissionários do transporte alternativo reivindicam bilhete eletrônico único

Foto: Alisson Almeida.

O deputado Fernando Mineiro se reuniu, na tarde desta quinta-feira (5), com representantes do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn), ouviu as reivindicações da categoria e se inteirou sobre a situação do segmento em Natal.

O presidente do Sitoparn, Nivaldo Andrade, relatou que 70 dos 178 carros autorizados a fazer o transporte alternativo na capital não estão circulando. A razão, segundo explicou, foi a queda do número diário de passageiros depois da implantação da bilhetagem eletrônica nos ônibus pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Nivaldo disse que, antes do cartão eletrônico, os alternativos transportavam 10% da demanda de passageiros de Natal. Atualmente esse número não chega a 3%. Com a saída de circulação desses 70 carros, ele calcula que cerca de 500 trabalhadores estão desempregados.

O Sitoparn reivindica a implantação da bilhetagem eletrônica única em Natal, para que os passageiros tenham a opção de usar o mesmo cartão nos ônibus ou nas vans, como acontece em Parnamirim e em capitais como Fortaleza (CE) e Recife (PE). 

Mineiro destacou a importância do transporte alternativo para a população de Natal, mas ponderou que o município precisa criar as condições para que o sistema funcione corretamente.

O deputado comentou que a licitação do sistema de transporte coletivo, cuja minuta do projeto de lei está em tramitação na Câmara Municipal, precisa abranger também os transportes alternativos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...