sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jobim se irrita com PMDB e dá uma bronca em Temer, Henrique e Renan

Quem conta a história é Isabel Braga, repórter do jornal O Globo:

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim fez nesta quinta-feira sua primeira aparição pública desde que deixou o cargo e cobrou do PMDB posição política sobre questões importantes que estão em debate. Durante um evento do partido, em Brasília, ele constrangeu os companheiros ao fazer um duro discurso, cobrando dos dirigentes da legenda uma postura mais incisiva. Dirigindo-se aos líderes presentes, como o senador Renan Calheiros (AL), o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e até o vice-presidente Michel Temer, Jobim disse que o PMDB é um partido sem posição.

- Será que o partido tem que homologar decisões da qual não participou? Por que não temos opinião, Michel, nos tornamos homologadores de decisões das quais não participamos para depois, nos ser cobrada lealdade. A sobrevivência do PMDB está dependendo de termos cara e voz. É o momento de termos cara e voz. Quem não tem, curva-se, e quem se curva leva um pontapé - encerrou seu discurso, depois de também cobrar dos líderes posições sobre temas do Pacto Federativo:

- Qual a posição do partido sobre o Pacto Federativo, hein, Renan? Hein, Henrique? Temos discussão interna sobre isso? Não. O que pensamos sobre o Fundo de Participação dos Estados? Temos que ter respostas para a sociedade - disse, provocando. - Eu sou um pequeno quadro do partido, os senhores que lideram é que precisam tomar posições. Ter posição é assumir riscos. E desde 1989 não corremos riscos. Nos tornamos homologadores - afirmou Jobim.

Na sua vez de discursar no fórum de prefeitos do PMDB, Michel Temer, com seu estilo mais diplomático, respondeu a Jobim, afirmando que o partido tem sim bandeiras e que a proposta de candidatura própria à Presidência da República é questão a ser discutida, assunto que está em aberto. Salientou, no entanto, quais são as prioridades imediatas do PMDB:

- Primeiro, a gente tem que fazer muito mais prefeitos este ano. Depois, fazer os presidentes da Câmara e do Senado. Não podemos negar a qualificação política do PMDB. Isso interessa aos nossos adversários. Temos que nos unir - disse Temer, listando bandeiras defendidas pelo partido no Congresso, como o Código Florestal, as questões municipalistas e o Funpresp.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, minimizou as cobranças enfáticas de Jobim. Para ele, como não está no Parlamento, Jobim pode não ter tido informação sobre como o partido atuou, citando o exemplo dos royalties e da votação do Funpresp. O líder fez questão de discordar da afirmação de que o PMDB apenas homologa decisões tomadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff.

- O PMDB compõe o governo, não homologa. E todas as propostas são reformuladas no Congresso com a participação decisiva das bancadas do PMDB na Câmara e no Senado. Como ele não está lá, não tem esse conhecimento. Mas ele colocou coisas importantes, como a questão do IPI. É um tema que a gente pode discutir - disse Henrique Alves.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, repetiu o presidente Michel Temer, afirmando que o partido é grande porque convive bem com as divergências internas. Ele também rebateu Jobim, afirmando que o Senado já votou os royalties, portanto tem posição sobre isso. Para Renan, é natural que ele toque nos temas do Pacto Federativo, pois coordena a comissão criada pelo presidente do Senado, José Sarney, mas que, no momento, o PMDB está focado nas eleições municipais:

- Ele tratou de coisas que não estão na ordem do dia: a relação com o governo, o papel dos ministros. Não ter posição tem sido característica própria do PMDB. Por não decidir sobre muitas dessas questões, o PMDB cresce. O PMDB é uma frente, é um partido que não tem dono. Com Informações: Brasília Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...