Quando chove, todo natalense já se prepara para o caos que começa na cidade. Ruas alagadas, acúmulo de lixo, mau cheiro em vias. O problema pode ser explicado pela falta de infraestrutura básica na cidade. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, em 36,6% dos entornos dos domicílios de Natal passa esgoto a céu aberto. Faltam bueiros em quase 80% deles. O levantamento faz parte dos dados divulgados pela pesquisa Censo Demográfico 2010: Características urbanísticas do entorno dos domicílios.
Além da alta incidência de esgoto a céu aberto, apenas 19,9% dos entornos dos domicílios têm a presença bueiro ou boca de lobo. A falta de bueiro/boca de lobo, a falta de esgotamento sanitário além do acumulo de lixo, verificado em 12,2% dos entornos dos domícilios em Natal, são causas fundamentais para a formação de lagos e alagamentos durante o período das chuvas. Além disso, essa infraestrutura deficiente representa risco para saúde da população.
Para o deputado Fernando Mineiro, a falta de características básicas de infraestrutura da cidade acontece porque as políticas públicas para a área não visavam nem o médio e nem o longo prazo. O resultado disso pode ser visto na pesquisa. “Precisamos pensar em infraestrutura básica para Natal a médio e longo prazo para solucionar esse problema”, ressalta Mineiro.
Arborização, sinalização e acesso a deficiente
Além do problema do esgoto a céu aberto e da drenagem, os entornos apresentam um baixo índice de arborização. Apenas 44% dos entornos dos domicílios têm árvores. A arborização é essencial para o controle climático e para evitar as chamadas ilhas de calor na cidade.
A identificação dos logradouros também persiste como um problema. 47% dos entornos dos domicílios não têm a identificação adequada. Os números negativos apurados pelo Censo 2010 se refletem, ainda, no acesso aos deficientes físicos. Apenas 3% dos entornos das casas têm acessos para cadeirantes.
Dados do IBGE por moradores Fonte: Assessoria do Mandato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial