A denúncia foi feita pelo Nominuto.com em 1º de abril, um dia antes da auditoria de rotina realizada pelo Ministério da Saúde.
Mais de uma semana depois do início do escândalo dos medicamentos vencidos, o ex-prefeito Carlos Eduardo e a ex-secretária de Saúde, Aparecida França, continuam sem falar com a imprensa. As oito toneladas de medicamentos que serão incinerados nos próximos dias, avaliadas em R$ 10 milhões, foram mal estocados ou venceram ainda em 2008, quando eles comandavam a Saúde.
Desde que fez a deúncia, em 1º de abril, oNominuto.com liga insistentemente para os ex prefeito e secretária, mas até o momento eles não responderam às chamadas ou retornaram as ligações. Dias depois da publicação da matéria do Nominuto.com, técnicos da Vigilância Sanitária visitaram o local e detectaram remédios estocados a uma temperatura de até 53ºC --a temperatura ideal é entre 18ºC e 30ºC, e alta umidade local. O galpão, de 2.400 m², também apresenta vários pontos de infiltração e mofo.
O fato também virou destaque na imprensa nacional. Depois de matérias na TV Band, TV Globo e SBT, o jornal eletrônico Folha Online também mostrou o descaso com os medicamentos.
Crise na saúde
Em janeiro deste ano, a falta de médicos e o caos no atendimento das maternidades foi matéria do Jornal Nacional, da TV Globo. Desde que assumiu a prefeitura, Micarla de Sousa (PV) vem enfrentando problemas principalmente relacionados à falta de médicos nas unidades de saúde e de médicos especialistas.
Mesmo decretando estado de calamidade pública por 90 dias – renovados nesta semana - para contratação de médicos sem concurso público, e renovando os contratos com as cooperativas médicas, a prefeita ainda não conseguiu diminuir as filas para atendimento nas unidades de saúde e hospitais.
Em meio à crise, o médico Levi Jales deixou a secretaria alegando que precisava voltar a clinicar, jogando o problema nas mãos da secretária adjunta, Lecy Gadelha. Até o momento não se sabe quem irá substituí-lo. Por Luana Ferreira do minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.
Marcos Imperial