sábado, 18 de agosto de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO DE 18 A 24 DE AGOSTO 2012.


Mobilização nacional // Sesap e SMS promovem campanha de multivacinação.

Hoje é o dia de mobilização nacional para a Campanha Nacional de Multivacinação. No Rio Grande do Norte cerca de 240 mil crianças devem comparecer aos postos de vacinação onde será avaliada também a sua situação vacinal. A abertura da campanha, em Natal, será às 8 horas, no Centro de Saúde de Nazaré, Distrito Sanitário Oeste. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza cerca de 60 unidades de saúde, 1.300 profissionais envolvidos e as vacinas do calendário básico de vacinação para menores de 5 anos. O Dia "D" será encerrado às 17 horas, mas a campanha segue nas unidades de saúde até o dia 24 de agosto. Nesta campanha, a novidade será a disponibilidade de duas novas vacinas: a pentavalente e a pólio inativada.

Durante a campanha, as mães de crianças menores de 5 anos de idade terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacina de seus filhos e avaliar os casos de atraso na situação vacinal de rotina de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações. No Rio Grande do Norte, aSecretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) irá ofertar todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, tetravalente, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, menigocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral e DTP.

A campanha tem o objetivo de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. "É uma campanha de conscientização das mães para que se sensibilizem e procurem os postos de saúde levando as crianças e as cadernetas de vacinação para conferir se o esquema vacinal está em dia", explica Helena Santana, coordenadora do Programa Estadual de Imunização. (FF)

Novas vacinas no calendário
Pentavalente: A vacina pentavalente é injetável e reúne, em uma única aplicação, a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que protege contra difteria, tétano, coqueluche e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) e que deixará de ser ofertada - e a vacina contra a hepatite B.

Pólio inativada: A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas na rotina (fora de campanhas) contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral (duas gotinhas). 

Enquanto a pólio não for erradicada no mundo, a vacina oral continuará a ser utilizada, pois ainda existem três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão) endêmicos para a doença e 30 com circulação viral (com surtos por importação de casos) Diário de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...