1. Eleições em Natal
2012 Rumo ao Segundo Turno José Aldemir Freire NatalRN, 21 de setembro de 2012
No início da atual campanha eleitoral em Natal havia uma forte impressão entre
apopulação que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves seria facilmente eleito no primeiro
turno.Todas as pesquisas apontavam o candidato como um franco favorito. Em
junho desse ano, porexemplo, o candidato possuía praticamente 60% das intenções
de votos nas pesquisaseleitorais estimuladas. A diferença entre ele e todos os
demais candidatos chegava naquelemês a 42 pontos percentuais. Essa diferença,
porém, vem reduzindo-se sistematicamente e chegou a apenas 4pontos percentuais.
É certo que nas últimas pesquisas o candidato Carlos Eduardo Alvesestancou sua
perda de votos. Mas os demais candidatos vêm registrando crescimento,sobretudo
entre aqueles eleitores que assumiam que votariam branco, nulo ou
estavamindecisos. Uma das razões desses eleitores acabarem por optando por um
dos candidatos foi oacirramento da campanha decorrente da entrada no ar da
propaganda eleitoral gratuita norádio e na televisão. NATAL: PESQUISAS DE
INTENÇÃO DE VOTOS Data de divulgação da pesquisa 70,00% 60,00% 50,00% 40,00%
30,00% 20,00% 10,00% 0,00% 12/jun 15/jul 18/jul 02/set 05/set 16/set 21/set
TN/CERTUS TN/CERTUSINDUSCON/CONSULT N/CERTUS IBOPE/INTER TV TN/CERTUS
IBOPE/INTER TV S T Carlos Eduardo Outros Indecisos
2. No momento há uma
grande probabilidade de ocorrência de segundo turno em Natal. Mas o candidato
Mineiro, do PT, pode surpreender nas próximas pesquisas eleitorais.Uma análise
estatística das pesquisas eleitorais parece indicar que Hermano pode
estarbatendo no seu teto. Apesar do forte crescimento registrado entre meados
de julho e durantetodo o mês de agosto, desde o início de setembro que o
crescimento de Hermano vemcambaleando, justamente num momento em que a queda de
Carlos Eduardo Alves estacionou. NATAL: CORRIDA ELEITORAL - PESQUISAS DE
INTENÇÃO DE VOTOS Data de divulgação da pesquisa 25,00% 20,00% 15,00% y =
-0,001x3 + 0,013x2 - 0,012x + 0,039 R² = 0,925 10,00% 5,00% 0,00% 12/jun 15/jul
18/jul 02/set 05/set 16/set 21/set TN/CERTUS TN/CERTUSINDUSCON/CONSULT N/CERTUS
IBOPE/INTER TV TN/CERTUS IBOPE/INTER TV S T Hermano Polinômio (Hermano) Nesse
cenário, portanto, e em que o candidato Rogério Marinho parece ser carta forado
baralho, o crescimento de Mineiro parece ser fator determinante. Mais que isso,
setembroparece ser o mês de Mineiro, o candidato registrou um crescimento
consistente esse mês,fruto principalmente de suas inserções nos programas eleitorais.
Outro dado relevante é que em setembro Mineiro foi o candidato que registrou
amaior queda no indicador de rejeição. Segundo a pesquisa do IBOPE divulgada
hoje, Mineirosai da liderança na rejeição para o menor índice entre os
principais candidatos. Ocorreu umaqueda de praticamente 40% em seu índice de
rejeição. Portanto, num cenário de acirramentoda campanha, de uma maior
envolvimento da população com o tema (diferente deaproximadamente 1 mês atrás
quando a apatia era significativa), de queda de sua rejeição, deaumento de sua
intenção de votos, de um nível maior de conhecimento e penetração de seu
3. nome na população
(sobretudo nos bairros mais populares), vejo que Mineiro irá crescer nas
populares),próximas pesquisas e será determinante para o segundo turno. Mineiro
- Intenção de Votos 10,00% 9,00% 8,00% 7,00% 6,00% 5,00% 4,00% 3,00% y =
0,000x3 - 0,004x2 + 0,020x + 0,016 R² = 0,805 2,00% 1,00% 0,00% 12/jun 15/jul
18/jul 02/set 05/set 16/set 21/set TN/CERTUS TN/CERTUSINDUSCON/CONSULT N/CERTUS
IBOPE/INTER TV TN/CERTUS IBOPE/INTER TV S T Mineiro Polinômio (Mineiro) NATAL:
ÍNDICE DE REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS - Pesquisa IBOPE/INTER TV 40% 31% 31% 30% 28%
30% 23% 24% 21% 19% 20% 10% 0% -10% Carlos Eduardo Hermano Mineiro Rogério -20%
Morais Marinho -20% -30% -26% -25% -40% -39% -50% IBOPE/INTER TV 05/set
IBOPE/INTER TV 21/set IBOPE/INTER TV Variação.
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Marcos Imperial