Contribuição de mulheres para renda da faixa subiu 76% e de homens, 47%.77% dos homens da classe C têm certeza que esposas escondem dinheiro.
A renda de negros e nordestinos cresceu o dobro da
média da classe C nos últimos dez anos, segundo dados do estudo “Vozes do
Brasil” e do Data Popular, obtidos pelo G1. O crescimento da renda
geral da classe média foi de 57% – e se elevou 123% para os negros e
nordestinos entre 2002 e 2012.
“Os dados mostram que a classe média cresceu com
redução da desigualdade. Havia mais negros e nordestinos entre os mais pobres,
e os mais pobres foram os mais impactados pelo aumento do salário mínimo e pelo
acesso a empregos melhores”, diz Renato Meirelles, do Instituto Data Popular.
Mulheres
A
participação das mulheres na renda da classe média aumentou mais que a dos
homens e a influência delas nas decisões da família também, o que aponta um
“empoderamento” da população feminina, segundo a pesquisa. A contribuição das
mulheres para a renda da classe C aumentou 76% nos últimos dez anos, enquanto a
dos homens subiu 47%.
O
total de mulheres na classe média cresceu 13% nos últimos dez anos. A
quantidade das em idade de trabalho aumentou 19% nessa fatia da população, e a
quantidade de mulheres com carteira assinada subiu 59%.
Entrevistados
na pesquisa, 78% dos homens da classe C dizem que preferem mudar de opinião
para não brigar com a esposa e 77% têm certeza de que elas guardam dinheiro sem
ele saber. Além disso, 63% afirmam que a esposa confere a conta deles e sabe
exatamente o que ganham.
Essa
conduta dos homens em relação às mulheres é mais forte na classe C que nas
outras, diz Meirelles, porque o protagonismo feminino é mais recente na classe
média. “O processo de emancipação feminina é mais recente, então eles não
aprenderam ainda a lidar com isso”, afirma.
Elas
também influenciam fortemente as decisões pelos parceiros, de acordo com a
pesquisa. Na classe C, 85% dos homens afirmam que a esposa é a principal
responsável pelas decisões de compras de supermercado, 78% diz que elas têm
mais espaço na decisão das viagens de férias e 72% diz que elas também definem
as roupas deles. A responsabilidade delas também é primordial no carro da
família (62%).
A
pesquisa será divulgada no “Fórum Novo Brasil : Vozes da Classe Média
Brasileira”, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo. G1.
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Marcos Imperial