A marota forma de ajuda de Luciano Huck.
O Escritor, via Advivo
Sinceramente, não sei o
que pensar sobre isso. Peço ajuda. Luciano Huck é sócio do
Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador
da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no
site:
“O apresentador Luciano
Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano – usou pela
primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase
conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site.”
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/ Ontem, ele postou esta
mensagem no Twitter:
Luciano Huck
“Quer ajudar, e muito, as
vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a
doação está feita. http://pes.ca/gZ2Ibb“
A compra dos cupons,
segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as
vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é. Primeiro, é necessário ir
ao site do negócio de Luciano. Depois, é preciso se cadastrar no site. E então
comprar um ou mais cupons de R$10,00.
Ganha Luciano porque
divulga o seu negócio (mais de 7 mil RTs até agora), cadastra milhares de novos
usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do
site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos –
alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do
ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos
RTs).
Sabe-se lá como será
contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as
duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados
internos.
Supondo que todo o
montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo,
trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em
toda a minha vida.
As pessoas que estão
doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção
aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão
ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia
para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas,
ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o
sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.
E a maioria delas não tem
quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo. De todas as iniciativas já
divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro
pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.
Quando um tsunami matou
200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor
inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: “Compre um dos meus livros,
e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia”. Saí da lista do
explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de
destinatários da mensagem.
Luciano Huck tem 2,6
milhões de seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo
interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha
batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa
suspeita.
Depois dos R$24 milhões
entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente
destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da
Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade
podem estar brincando com fogo.
Comentem leitores. Textando.
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