segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A TRANSMISSÃO DE LUTAS DE MMA DEVE SER PROIBIDA?

Edição/247 Fotos: Reprodução | Saulo Cruz:
O deputado José Mentor (PT/SP) argumenta que sim; "A luta de MMA não é esporte porque não protege o atleta que a pratica; não é luta marcial porque prega o ataque e a agressão ao contrário das artes marciais que pregam a autodefesa, autocontrole e não agressão. MMA é só violência", diz o parlamentar, que apresentou projeto de lei para que as transmissões – hoje um negócio milionário promovido pela Globo – sejam suspensas; ele lembra que França e o estado de Nova York, nos Estados Unidos, proibiram não apenas as transmissões, como a própria prática do "esporte", que, no fim de semana, colocou em destaque a fratura de Anderson Silva.

Via 247 - O deputado José Mentor (PT-SP) apresentou um projeto de lei para que as lutas de MMA não sejam mais transmitidas no Brasil. Segundo ele, não se trata de esporte, mas de selvageria pura e simples, que não deveria ser estimulada. Ele lembra ainda que França e Nova York proibiram não só as transmissões como a própria luta. Quem sairia perdendo em caso de eventual proibição seria a Globo, que explora comercialmente essas transmissões.
(sobre o assunto, leia ainda artigo de Kiko Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, e artigo de Ricardo Melo, na Folha de S. Paulo).

Leia, abaixo, a tese de Mentor:
A fratura de Anderson Silva
por José Mentor*

Todos nós lamentamos, profundamente, a situação de Anderson Silva na luta da madrugada deste domingo (29/12) e somos solidários no seu sofrimento e na sua dor. Desejamos pronta recuperação.
Destacamos, porém, que situações como essas em outras modalidades podem ocorrer embora raras e, em primeiro lugar, porque tidas como fatalidades, já que não fazem parte dos objetivos dessas modalidades ou são proibidas pelas regras e não foram deliberadamente provocadas. Ou, em segundo lugar, podem ser intencionais e seus autores são punidos.
Em lutas de MMA, no entanto, golpes como esses pontapés são legais, fazem parte das normas da luta. Aliás, fazem parte do objetivo da luta que é atingir o adversário, golpeá-lo, acumular pontos ou finalizá-lo. Quanto mais forte, mais rápido, mais ferino e mais contundente for o golpe, mais cedo o lutador comemora sua vitória!
Um pontapé como o desferido por Anderson nesta madrugada contra seu opositor foi legal, dentro da regra do MMA, para acertar seu oponente, causar-lhe dano físico, com força, rapidez, contundência. E foi desferido de forma deliberada e intencional pelo seu autor. Esse golpe ou fere quem o desferiu ou fere quem o recebeu ou ambos. E, como todos os outros golpes do MMA (sucessivos socos e cotoveladas na cabeça, rosto, como os desferidos na luta dessa madrugada) são brutais, buscam agredir, deliberadamente, 'dolosamente', o adversário.
No 'combate' desta madrugada, são vários os casos de chutes como o que Anderson Silva desferiu para atingir seu adversário que acabaram em fraturas de tíbia e fíbula.
No 1º round os sucessivos socos e cotoveladas já mostravam a violência da luta de MMA. No 2º, o chute que culminou com a fratura de tíbia e fíbula de Anderson Silva que acabou fazendo da perna do atleta, da coxa ao tornozelo, um verdadeiro 'S', mostra a contundência dos golpes da luta. Cena chocante! Inesquecível!  Mostra a necessidade da proibição de exibição dessas lutas pela TV como propomos na Câmara dos Deputados (Projeto de Lei nº 5.534/2009).
Talvez esse fato faça nossa sociedade compreender melhor porque Nova York (EUA) e a França, citadas como modelos em tantos casos, proíbem não só a transmissão pela TV, mas a própria luta (a prática) de MMA.
A luta de MMA não é esporte porque não protege o atleta que a pratica; não é luta marcial porque prega o ataque e a agressão ao contrário das artes marciais que pregam a autodefesa, autocontrole e não agressão. MMA é só violência.
*José Mentor, 65 anos, é advogado e deputado feral pelo PT-SP em terceiro mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...