
Por Jose Moacir Farias da Silva (Historiador São Gonçalo do Amarante).
Uma área de 15 milhões de metros quadrados,
distante 40 km de Natal, no município de São Gonçalo do Amarante, foi escolhida como a mais adequada para
receber o futuro sítio aeroportuário. Estudos iniciados em 1993, pelo então
Ministério da Aeronáutica, apontavam a necessidade da separação da aviação
militar da civil no Rio Grande do Norte. Em 1995, por meio do decreto de
Desapropriação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, foram iniciadas as
obras de implantação do novo sítio Aeroportuário, na época tinha como Prefeito
do município de São Gonçalo do Amarante, o Sr HAMILTON RODRIGUES SANTIAGO.
O
novo aeroporto será dotado de duas pistas de pousos/decolagens, medindo
3.000x60m, possibilitando a operação das grandes aeronaves de passageiros e
cargas. Todos os estudos de Impacto Ambiental, EIAA / RIMA, foram realizados e
aprovados pelos órgãos ambientais do Estado do Rio Grande do Norte (IDEMA) e
pelo orgão Federal IBAMA.
Dados sobre a construção do aeroporto podem ser
acompanhados pelo WWW.infraero.gov.br O
Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros da Grande Natal / São Gonçalo
do Amarante é um novo complexo aeroportuário brasileiro sendo construído na
Região Metropolitana de Natal, mais especificamente no município de São Gonçalo
do Amarante, distante 40 quilômetros do centro da capital do estado do Rio
Grande do Norte. Visto como uma das alavancas para a economia potiguar nos
próximos anos, a construção do Aeroporto de São Gonçalo se arrasta desde 1997.
Sua previsão de inauguração é até abril de 2014 a tempo da Copa do Mundo da
FIFA daquele referido ano Orçado em R$ 800 milhões só na primeira fase, o
complexo aeroportuário será o quarto hub brasileiro, o primeiro aeroporto do
país administrado pela iniciativa privada e terá capacidade de aproximadamente
6,2 milhões de passageiros quando concluído, se tornando assim num dos maiores
do Brasil. O aeroporto tem previsão de ser inaugurado em 3 de abril de 2014
Projetado para ser intermodal (transporte de passageiros e de cargas), o futuro
aeroporto terá capacidade para receber várias aeronaves A380 ao mesmo tempo -
maior avião comercial de passageiros da história.
Concessão à iniciativa
privada No dia 12 de maio de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
divulgou o edital de concessão do aeroporto. O leilão para a escolha do
consórcio vencedor tinha a previsão de ocorrer inicialmente em 19 de julho,
sendo adiado posteriormente para 22 de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo
.
No dia 22 de agosto, as 11 horas da manhã, o Consórcio Inframérica Aeroportos
(formado pelas empresas Infravix, do grupo brasileiro Engevix, e pela argentina
Corporación América) venceu o leilão que foi bastante disputado, e ganhou o
direito de construir e administrar o complexo aeroportuário por 25 anos . No
dia 28 de novembro de 2011, com a presença da presidenta da república Dilma
Rousseff, foi assinado o contrato de concessão do aeroporto ao Consórcio
Inframérica. Com a assinatura, as obras do terminal poderam ser iniciadas.
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