Dona da terceira maior rede de varejo do Brasil,
a Magazine Luiza, Luiza Trajano rebate, em entrevista ao programa Manhattan
Connection, da Globo News, os pessimistas que "só veem o copo do lado
vazio, nunca do lado cheio"; a Caio Blinder, que fala em "varejo em
crise", ela diz: "o crédito, o aumento da renda, o emprego e a
entrada dessa classe média gerou para o setor a década do varejo"; Diogo
Mainardi falou em inadimplência, inflação, aumento de juros e perguntou:
"quando você irá vender suas lojas para a Amazon?"; apresentador
recebeu como resposta: "inadimplência nunca esteve tão boa e ninguém será
vendido".
Via 247 – Contra os
pessimistas que "só veem o copo do lado vazio", a empresária Luiza
Trajano, dona da terceira maior rede de varejo do Brasil, a Magazine Luiza,
destacou em entrevista índices bastante positivos para o setor. A empresária
declarou que esta foi a "década do varejo", que 2013 registrou o
menor índice de inadimplência já visto, um crescimento anual de 5,9% e destaque
para a geração de empregos. Além disso, rechaçou qualquer chance de crise, como
previram seus entrevistadores.
As declarações foram feitas ao programa
Manhattan Connection, da Globo News. Ao jornalista Caio Blinder, que garantiu
que o setor vive uma crise atualmente, ela respondeu: "Com todo respeito,
mas o varejo brasileiro não está em crise. O crédito, o aumento da renda e o
emprego, e a entrada dessa nova classe média, gerou para o varejo a década do
varejo. Então, eu tenho que discordar de você, viu Caio".
Na opinião da empresária, é um "hábito
do brasileiro" ver "o copo do lado vazio, e nunca o lado do copo
cheio". A imprensa, segundo ela, faz o mesmo. Utilizando-se da mesma
expressão da entrevistada, Diogo Mainardi disse ser o próprio copo vazio. "Eu
sou a personificação do copo vazio". Em seguida, rebateu os números de
Luiza afirmando que "todos os fatores que determinaram o crescimento do
varejo estão murchando, ou murcharam".
"Os juros estão subindo, o crédito
diminui, a inadimplência aumentou pelo segundo ano consecutivo, a inflação
aumenta, a indústria nacional foi sucateada, isso vai levar uma piora do
emprego também. A pergunta é a seguinte: quando é que você vai vender suas
lojas para a Amazon? Há como resistir à onda do varejo eletrônico?",
questionou. Ele previu ainda: "Eu não vejo caminho para o varejista
brasileiro numa situação em que vai haver crise. Se ela não existe ainda,
haverá".
Levemente irritada, a dona da rede de 400
lojas garantiu que os dados de Mainardi estavam incorretos. "A
inadimplência está totalmente sob controle, pelo contrário. Nunca tivemos um
índice tão bom como nós terminamos agora em 2013", afirmou. Questionada se
o fator ocorria em suas lojas, disse: "Não é na minha loja não, é no
Brasil. É no varejo brasileiro, eu não estou falando da minha loja, estou
falando geral, e te dou índice, e te mostro. A inadimplência diminuiu, eu
provo, é estatístico isso, ela não aumentou".
Sobre o comércio eletrônico, a empresária
que comanda cerca de 14 mil funcionários destacou que a Magazine Luiza é
"muito forte no virtual" e que a empresa acredita que 56% das pessoas
que compram pelo site visitam uma loja física. "Daqui a dez, quinze anos o
movimento vai sendo transformado", diz. Mas garante que "nenhum
brasileiro pretende vender seu varejo para a Amazon, com todo respeito que a
gente tem pela Amazon". Ela destacou ainda que "o varejo é o maior
gerador de empregos depois do governo" no País.
Assista ao programa aqui.
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Marcos Imperial