segunda-feira, 31 de março de 2014

ESPETACULAR: DITADURA MILITAR: DILMA ROUSSEFF X JOSÉ AGRIPINO MAIA

A hasteg #DitaduraNuncaMais vem tomando conta da internet. A expressão é uma forma de se compartilhar nas mídias sociais os danos causados pela Ditadura ao Brasil e aos Brasileiros durante os 21 anos do governo dos militares.

As mídias sociais da presidenta Dilma Rousseff vêm apresentando vários relatos da mesma no período da ditadura e pós-ditadura. 

Um deles é do fato ocorrido no Congresso Nacional entre Dilma, ainda Ministra de Minas e Energia, e o senador do Rio Grande Do Norte, José Agripino (DEM).

Agripino Maia para insinuar falta de credibilidade na fala de Dilma, recorreu a um expediente infeliz: perguntou à ministra se ela havia mentido durante a ditadura militar.

A resposta de Dilma – franca, emocional e devastadora – é, reconhecidamente, um dos mais importantes depoimentos públicos registrados no Brasil sobre a tortura na ditadura inaugurada pelo golpe de 1964.

Integrante da resistência armada aos golpistas, Dilma Rousseff, aos 19 anos, foi brutalmente torturada nos porões da ditadura e ficou presa por três anos. 

Na época, Agripino Maia, de família intimamente ligada ao regime, preparava-se para assumir um posto pouco louvável na política potiguar: em 1979, virou prefeito biônico – portanto, sem um único voto da população – de Natal, indicado pelo ditador de plantão, general João Baptista Figueiredo. 


“Me orgulho imensamente de ter mentido, porque salvei companheiros da tortura e da morte”, disse Dilma, à época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...