quinta-feira, 26 de junho de 2014

Deputados suspendem tramitação do PL que reduz o Parque das Dunas

Embora o Governo do Estado tenha enviado à Assembleia Legislativa em maio o PL que visa reduzir a área do Parque das Dunas, não há relatório de impacto ambiental apresentado nem licença municipal para execução da obra que tem como objetivo reestruturar a avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. Em reunião e debate na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), nesta quinta-feira (26), deputados discutiram a legalidade do projeto e constataram que a tramitação é inviável sem a análise de tais documentos.

A reunião extraordinária contou com a participação de diversos representantes de entidades e movimentos sociais contrários à redução do Parque. O encontro foi convocado para ouvir o governo estadual, que foi representado, na ocasião, pela secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto. A titular da pasta reconheceu que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) ainda não estão prontos, mesmo com a obra já licitada e o Projeto de Lei já enviado para votação na Casa.

Representando a Prefeitura de Natal, a assessora jurídica Maria Helena Cortez confirmou que a licença municipal para a obra foi dada no final de 2012 e está expirada. "Não recebemos relatórios de impacto ambiental da obra e portanto não é possível renovar a licença, por enquanto", explicou.

Ao ouvir as duas representantes, os deputados presentes chegaram ao consenso de que é preciso tomar conhecimento de toda a documentação exigida por lei para que a tramitação possa continuar e a votação ir a Plenário, se for o caso.
Fernando Mineiro (PT) voltou a afirmar que o governo "atropelou" o processo e está ferindo a legislação ambiental. O parlamentar ponderou, ainda, que é contra a redução do Parque das Dunas, mas a favor dos recursos obtidos para uma outra obra, que priorize o transporte de massas e seja articulado com um plano de mobilidade para a cidade e Região Metropolitana.

A advogada Marise Costa, presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem os Advogados do Brasil no RN (OAB/RN), explicou aos deputados presentes que o projeto afronta tanto a Constituição Estadual quanto a Federal, que preveem que reservas como o Parque das Dunas são patrimônios e merecem especial tutela do poder público. "É preciso debater esse tipo de Projeto com a sociedade civil, com os conselhos de meio ambiente e outros e isso não está acontecendo", criticou. "O EIA-Rima também necessita ser publicizado", reiterou.


Participaram, ainda, da reunião os deputados Hermano Morais (PMDB), Kelps Lima (Solidariedade), George Soares (PR), Agnelo Alves (PDT) e Getúlio Rêgo (DEM). Também foram ouvidos o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), Modesto Ferreira, e o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas Natal (CDL Natal), Augusto Vaz. Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...