sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Onda verde fica para trás e Marina é mais criticada nas redes em 2014

Marina Silva, candidata do PSB à Presidência - Fernando Donasci / Agência O Globo.
SÃO PAULO — O protagonismo na disputa eleitoral da candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, já afeta sua imagem virtual nas redes sociais. Simpatizantes e militantes dos dois principais adversários - a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) – concentram os ataques a ex-senadora que, hoje, já é criticada em seis de cada dez menções feitas sobre ela no mundo virtual.

Desde a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, Marina é, entre os três principais postulantes ao Planalto, a mais pesquisada no Google e a mais citada no Twitter, com mais do que o dobro das interações na ferramenta social. Para tentar equilibrar a disputa, o principal cabo eleitoral do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou, na terça-feira, no Twitter.
A pedido do GLOBO, a consultoria espanhola Llorente & Cuenca avaliou as fragilidades de Marina - e o dos outros dois principais candidatos à Presidência - e concluiu que a candidata do PSB corre maior risco de ser criticada, quando se fala sobre sua capacidade de gerir crises, formar equipes e em questões éticas, ligadas a seu posicionamento pessoal em relação a temas como aborto e união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A campanha do PSB minimiza o impacto na imagem virtual de Marina e afirma que o quadro é uma consequência natural ao novo protagonismo da candidata na disputa. Diferente de 2010, quando oito de cada dez citações sobre a presidenciável era positiva, Marina enfrenta hoje um hoje um cenário de ataque direto:

- É necessário separar o que é material da militância partidária do que é a manifestação do eleitor. Se você não faz esse filtro, temos um resultado artificial. Esse índice acaba refletindo de forma muito errática a militância partidária. Na eleição de 2010, esse fogo da guerrilha virtual ficou entre Serra e Dilma. E é muito visível na campanha atual que isso se manteve até o acidente do Eduardo. Quando a Marina entra para valer na disputa, essa militância se voltou contra ela afetando a mensagem sobre ela – afirmou o coordenador de Mídias Sociais da campanha do PSB, Caio Túlio Costa.

A análise identificou que o lançamento da candidatura de Marina Silva aumentou diretamente o grau de influência dela nas redes. Apesar ter, entre os três candidatos, um dos perfis virtuais mais sólidos, Marina estava escanteada da discussão virtual por conta do papel secundário na campanha do PSB até o dia da tragédia. A Llorente & Cuenca identificou que o alto volume de menções ligadas a esta dimensão foi um reflexo direto da morte de Eduardo Campos.
A pesquisa aponta ainda que Marina tem, nas redes sociais, uma grande oportunidade em se posicionar em relação às críticas. Isso porque, segundo o levantamento, os principais influenciadores da rede – perfis das redes sociais que atingem o maior número de usuários com maior repercussão – tendem a repercutir mais as suas declarações.

A campanha do PSB adotou duas estratégias para pautar as redes e controlar os ataques da militância virtual contra a candidata. Diariamente, há uma programação de assuntos pré-definidos que a campanha apresenta a militância que não leva em conta a pauta do dia. Outras ações são criadas com base na agenda política do momento.

- Evidentemente não temos como ignorar o que está sendo o assunto do momento nas redes. Tentamos responder especificamente cada tema com ações específicas por grupos ou temas – afirmou Costa explicando como a militância adversária é moritorada.

- Não intervimos a cada ataque. Por enquanto, muito do que se fala fica restrito a militância. Não repercute. Se ultrapassar a barreira da militância, entramos para explicar o nosso lado – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...