quinta-feira, 30 de abril de 2015

Petrobras bate novo recorde de exploração

Perfuração de poço na Bacia de Sergipe chega a 6.060 metros, o mais profundo em costas brasileiras; jazida produz petróleo leve, com maior preço de mercado.

Ao concluir a perfuração de poços de petróleo em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe, a Petrobras bateu um novo recorde de profundidade marítima na costa brasileira. É o que a estatal acaba de anunciar em seu blog na internet, nesta quarta-feira, 29.

A perfuração do poço alcançou a profundidade de 6,06 mil metros e – o que torna a descoberta mais significativa –, os testes confirmaram a presença de óleo leve, a uma distância de 94 quilômetros (km) da capital do estado, Aracaju.

O termo “leve”, utilizado por geólogos e produtores, designa o petróleo de melhor qualidade, que alcança maior valor de mercado.  Ele se caracteriza pela baixa densidade, menor consistência e por escorrer livremente à temperatura ambiente, ao contrário do óleo pesado, mais parecido com graxa.

Nos padrões do setor petrolífero, quanto mais leve o petróleo, mais caro, pois tem utilização na extração de derivados nobres, como a nafta petroquímica, gasolina e gás.
Já o óleo denso é destinado a produção de produtos mais baratos no mercado, como óleo combustível. A importância do anúncio é que o Brasil tem ocorrência predominante de jazidas do “pesado”, de custo mais caro por exigir aplicação de mais tecnologia.

Para baratear o refino, a estatal brasileira importa o leve e mistura com o produto nacional. Por isso, o sonho de todo produtor de petróleo é obter uma produção predominantemente de matéria prima com menor densidade.

Segundo a Nota das Petrobras, “este é o terceiro poço de extensão na área de Moita Bonita, descoberta em agosto de 2012, e integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas”.

A estatal esclarece também que o bloco onde encontrou o petróleo leve é 100% de sua propriedade e que o plano de avaliação de descoberta (PAD) prossegue.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...