sexta-feira, 27 de novembro de 2015

#Homenagem #Djalma100 do deputado #MineiroEmAção

Djalma Maranhão foi o único prefeito progressista da história de Natal. Primeiro a ser eleito pelo voto direto em 1960, foi deposto do seu mandato pela ditadura civil-militar-midiática que se instaurou no Brasil após o golpe de 1964. Nesta sexta, 27, comemora-se o centenário do nascimento do gestor que criou a primeira campanha de alfabetização em massa da capital potiguar, conhecida como “De pé no chão também se aprende a ler”, inspirada no método do educador Paulo Freire. 

O projeto de alfabetização de Djalma Maranhão foi considerado “subversivo” pelos generais de plantão, o que o levou a ser preso e expulso do país. Ele ficou exilado no Uruguai, onde, dizem, morreu de saudade. A campanha “De pé no chão também se aprende a ler” levou educação às comunidades pobres em acampamentos que eram erguidos em madeira, barro e palha. 

A ideia inovadora permitiu que 34 mil estudantes fossem alfabetizados. Àquela época, Natal era uma “fazenda iluminada”, com apenas 160 mil habitantes. Djalma Maranhão também criou centros de formação para qualificação de monitores, orientadores e supervisores para atuarem no projeto educacional. 

O centenário de Djalma Maranhão está sendo lembrado com uma série de exposições, seminários e homenagens que pretendem resgatar a sua história, o seu legado e o seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...