quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O bate-boca de Gilmar e Lewandowski. STF é uma vila, ou alguém vai cumpr a lei? Veja

levand“Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário”. A frase, dita por Joaquim Barbosa, anos atrás, para Gilmar Mendes por Joaquim Barbosa, continua valendo, sem que neste tempo todo o ministro acusado de ter “capangas em Mato Grosso” continua a fazer o mesmo.
Ainda que, como todos sabem, Joaquim Barbosa tenha feito algo semelhante, é incompreensível que a Suprema Corte brasileira estar, ainda hoje, sob o tacão autoritário de Gilmar Mendes, como se viu no “barraco” havido hoje entre ele e o ministro Ricardo Levandowski.
– Lewandowski: Pela ordem, o ministro Gilmar Mendes já não havia votado? Eu tenho impressão que acompanhou a divergência. Depois votou o ministro Marco Aurélio e sua excelência está abrindo mão do voto já proferido e pediu vista? Data vênia, é um pouco inusitado.
– Gilmar Mendes: Enquanto eu estiver aqui eu posso fazê-lo.
– Cármen Lúcia: Enquanto não estiver proclamado, o regimento permita que haja…
– Mendes: Vossa excelência fez coisa mais heterodoxa…
– Lewandowski: Eu, graças a Deus, não sigo o exemplo de vossa excelência em matéria de heterodoxia, viu? Graças a Deus e faço disso ponto de honra.
– Mendes: Basta ver o que vossa excelência fez no Senado.
– Lewandowski: No Senado? Basta ver o que vossa excelência faz diariamente nos jornais. Uma atitude absolutamente ao meu ver incompatível com …
– Mendes: Faço isso inclusive para poder reparar os absurdos que vossa excelência faz.
– Lewandowski: Absurdos não, vossa excelência retire o que disse porque isso não existe. Vossa excelência está faltando com o decoro não é de hoje. Eu repilo qualquer… Vossa excelência por favor me esqueça.
– Mendes: Não retiro.
– Lewandowski: Bom, então, vossa excelência se mantenha como está. Eu reafirmo que vossa excelência está faltando com o decoro que essa corte merece.

Não é possível que homem na maturidade, com conhecimento jurídico e, em tese, com a postura ética necessária a ser ministro do STF tenham estes conceitos um sobre o outro e isso não resulte em uma queixa disciplinar.
Porque fofoca se fazia na vila do subúrbio onde morei.
Na mais alta Corte do país não dá para imaginar que as coisas fiquem terminadas num confronto de candinhas.
É preciso proceder, se algum dos juízes falta ao comportamento exigível. Se falta ao decoro, há as representações que não são uma opção, mas um dever de quem deve zelar por ele.
E ninguém representa contra quem diz não ter decoro?
Mas o STF virou isso, esta briga de vila.
E a Justiça um “me disseram”, um “ouvi dizer”.
Que acaba na torcida selvagem que invadiu hoje a Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...