sexta-feira, 26 de maio de 2017

Lava Jato inventa encontros de Lula com diretores da Petrobras

Documentos apresentados pelos procuradores da força tarefa se baseiam em anotações fora de contexto em agendas; veja a versão verdadeira dos fatos.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Documentos entregues pela força tarefa da Operação Lava Jato à Justiça, que supostamente provariam encontros entre Lula e ex-diretores da Petrobras condenados, são mentirosos. Muitas das supostas “provas” na verdade são registros de outros encontros.
Os pretensos documentos que geraram mais esta convicção dos procuradores federais são anotações fora de contexto em agendas apreendidas por policiais em suas diligências.
Segundo a força-tarefa, Lula teria se encontrado 27 vezes entre 2003 e 2010 com ex-diretores da Petrobras que posteriormente foram condenados ou são investigados no âmbito da Operação.
Em um dos casos mais evidentes de manipulação, o que foi divulgado como um suposto encontro privado entre Lula e Paulo Roberto Rocha era, na verdade, uma recepção oferecida pelo então rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud, ao chefe de Estado e à comitiva brasileira.
Apesar da falta de consistência das provas, veículos de comunicação como o “Estado de S. Paulo”, “Folha de S.Paulo” e Rede Globo deram amplo destaque à “notícia”. A imprensa comprou a versão da Lava Jato sem checar os fatos.
Notícias veiculadas nestes mesmos veículos ao longo dos últimos anos mostram que a agenda de Lula não era bem aquela apresentada pelos procuradores.
Das 27 agendas, três se referem a recepções oferecidas por chefes de Estado a Lula e sua comitiva em viagens internacionais: além do encontro com Aziz Al-Saud, há uma recepção oferecida pelo presidente da China, Hu Jintao, e outra pela presidenta do Chile, Michelle Bachelet.
Pelo menos 14 agendas referem-se à participação de ex-diretores em cerimônias públicas nas quais Lula estava presente, em inaugurações, visitas a instalações da Petrobrás ou em reuniões interministeriais, como as do Conselho Nacional de Política Energética.
Não se trata, portanto, de reuniões com a diretoria da Petrobrás, muito menos de agendas com diretores específicos. Tudo foi documentado pela própria mídia, conforme comprova documento a seguir, preparado pelo site do ex-presidente Lula:

Da Redação da Agência PT de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...