sexta-feira, 2 de junho de 2017

No 1º dia, petistas falam das expectativas para o 6º Congresso





Presentes ao 6º Congresso do PT, filiados de todo Brasil esperam que o partido saia do encontro mais fortalecido, unido e apontando soluções ao País.
Delegados de todos os estados do País já começam a chegar para participar do “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva” em Brasília (DF).
Na manhã desta quinta-feira (1º), durante o credenciamento dos delegados, a Agência PT de Notícias conversou com diversos petistas para saber o que esperam deste Congresso do partido.
“A expectativa para o Congresso é ótima. Vamos sair daqui com resoluções que possam efetivamente ajudar a resolver os problemas dos brasileiros”, afirmou o secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo de Souza.
A jovem Thamires Sampaio, vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), considera que a principal tarefa do Congresso é construir uma plataforma que dê respaldo aos anseios do povo brasileiro nas ruas.
“Como restabelecer a democracia e um projeto democrático popular que olha para a classe trabalhadora, mulheres, jovens, negros, LGBT. Temos que ver a partir dos nossos erros como poderemos melhorar. O PT é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora. O povo quer saber o que o PT vai defender daqui para frente”, apontou.
Ex-ministro da SaúdeAlexandre Padilha ressaltou que o 6º Congresso acontece em um momento importante para a democracia brasileira, “que está em xeque”.
“É importante um partido como o PT estar reunido aqui declarando a importância da democracia. Um partido que pela primeira vez deu voz e possibilidade de atuar na política para trabalhadores urbanos e rurais, mulheres, gays, e para os setores excluídos da sociedade”.
Na avaliação de Padilha, o Congresso do PT é importante para apresentar à sociedade que é possível sair da crise sem prejudicar os trabalhadores e solucionar a crise institucional com eleições diretas.
Com uma banquinha vendendo broches, camisetas e bandeiras do PT, o filiado desde 1989 Miguel Gustavo faz questão de participar de todos os Congressos do partido.
Para ele, o PT precisa sair renovado e com novas visões para rechaçar qualquer articulação com partidos de direita ou centro.
“Esse tipo de aliança tem que ser descartada. Também espero que o partido consiga fortalecer seus núcleos partidários de base”, completou.
Lula Marques/Agência PT
Miguel Gustavo, filiado ao PT desde 1989, montou uma banquinha para vender broches, camisetas e bandeiras
A ex-deputada estadual por Minas Gerais, Maria do Carmo Lara (PT-MG), destacou os anos de caminhada do PT.
“E a cada Congresso, o PT se renova e busca soluções para melhorar a situação do País. A conjuntura nacional faz desse momento uma etapa importante de reflexão. Vamos defender as Diretas já”, argumentou.
Recém eleito presidente do PT de Natal (RN), Raoni Fernandes destacou a necessidade de se construir um programa que viabilize a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Minha expectativa é que saia um PT que aponte como produto um programa que vise à eleição de Lula em 2018, mas com a construção de uma frente com correlação de forças que permita a gente fazer as reformas estruturantes que não fizemos no passado”, enfatizou.
Agência PT
Raoni Fernandes é o presidente eleito do PT Natal
Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, o partido precisa sair unificado e fortalecido deste Congresso, para apontar a linha de enfrentamento à retirada de direitos dos trabalhadores, feita pelo governo golpista de Michel Temer e seus aliados.
“Minha expectativa é que o PT saia com a clareza e apontando para o futuro, com uma linha de ação do partido para enfrentar isso, que certamente passa pelo Fora Temer e pelas Diretas Já”, afirmou.
Programação
Ainda nesta quinta-feira, após o credenciamento, será aprovado o Regimento Interno do 6º Congresso. Em seguida, acontecerá a abertura oficial, com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta eleita Dilma Rousseff e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.
Veja algumas expectativas para o 6º Congresso

Encerrando o primeiro dia, o cantor e compositor paraibano Chico César sobre ao palco, na atividade cultural da noite. Abaixo, a programação dos demais dias:
SEXTA-FEIRA – 2 de Junho
9h00 – Abertura dos Trabalhos
12h00 – Almoço
12h30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas titulares 13h30 – Grupos de trabalho
14:30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas suplentes
18h00 às 20h00 – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PT/FPA:
– “Os golpes de novo tipo na América Latina e o Caso Lula” o Conferencistas:
José Pepe Bayardi- SRI da Frente Ampla do Uruguay
Emir Sader- sociólogo Brasil
Pablo Colantuono – jurista Argentino
Valeska Zanin – advogada brasileira
Cristiano Zanin – advogado brasileiro

SÁBADO – 3 de Junho
9h00 – Abertura dos trabalhos
– Plenária deliberativa
– Apresentação das Candidaturas e Chapas e Votação
– Encerramento

Da Redação da Agência PT de Notícias






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...