quinta-feira, 27 de julho de 2017

Desastre do Potengi completa 10 anos e marca Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, precisamos trazer à tona o desastre ambiental do Rio Potengi, que completa exatos 10 anos sem uma decisão por parte da Justiça e punição de culpados.
Trata-se da maior tragédia ambiental de Natal e uma das maiores do Brasil. Aconteceu no estuário Jundiaí-Potengi, a partir do Guarapes, matando um pescador, mais de 40 toneladas de peixes, crustáceos e aves por envenenamento.
O ambiente Manguezal, Mangal ou Mangue é um dos ecossistemas mais importantes, biodiversos, produtivos e ameaçados do mundo. É típico de regiões costeiras de clima tropical e subtropical, principalmente onde há misturas de águas doces com águas salinas.
O Brasil possui aproximadamente 15% dos manguezais do mundo e também a maior faixa contínua costeira. Natal possui mais de 13% do seu território coberto por manguezais, com ampla degradação.
Rede de apoio
O mandato do deputado Fernando Mineiro (PT) tem sido parceiro da defesa do meio ambiente e dos mangues. Em maio, o parlamentar realizou audiência pública debatendo os conflitos socioambientais na costa potiguar e defendendo o seu desenvolvimento sustentável. O evento contou com a parceria da Rede MangueMar.
Há diversas instituições no estado que militam na causa e se mobilizam pelos mangues, como a Rede MangueMar, Movimento Mangue Vivo, ONG Gamboa, Aspoã, SOS Mangue, colônias de pescadores/as, movimentos de pescadores/as, Pastoral da Pesca, entre outras.
O coordenador do Movimento Mangue Vivo, Professor Miltão, lamentou a recordação que a data traz. “Lembramos com muita tristeza a grande tragédia do Rio Potengi e ficamos ainda mais indignados porque nada foi feito de prático até agora, 10 anos depois”, disse.
O ativista convida a todos os natalenses e militantes da causa a participarem, na tarde desta quarta-feira (26), de um ato público em defesa dos mangues no calçadão do Midway Mall, a partir das 16h30.
No domingo (30), haverá uma caminhada por manguezais, com concentração às 9h na Praia da Redinha, imediações da Ponte Nova. O trajeto vai até a Praia do Forte, se encerrando com o plantio de mangues, por volta das 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...