quarta-feira, 26 de julho de 2017

Estado perdeu controle sobre a escalada da violência

O último final de semana confirmou o que a população potiguar conhece na prática: a escalada da violência segue em ritmo acelerado no Rio Grande do Norte. A cada dado divulgado, um novo recorde negativo é quebrado. No período, 32 homicídios foram registrados no estado, sendo seis deles em Natal, segundo levantamento do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). No total, o número de assassinatos em 2017 chegou à marca de 1.363 – 23,2% a mais que o mesmo período de 2016.
Para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), os índices de violência confirmam que “o estado perdeu o controle” da segurança pública no RN. Ele afirmou que, sem planejamento, recuperação da estrutura e investimento em inteligência, a insegurança vai continuar recrudescendo.
“Além disso, é preciso discutir a política de segurança com a sociedade, valorizar e qualificar nossas polícias e reorganizar o sistema penitenciário”, ponderou.
Mineiro ressaltou, ainda, que o governo não dá a devida prioridade às ações integradas com as demais áreas, cujo foco deveria ser na melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade social.
“A ausência do estado, com suas políticas públicas, favorece o fortalecimento do crime organizado”, observou, acrescentando que a anunciada política de policiamento cidadão nos bairros não tem dado resultados em virtude da falta de condições efetivas de trabalho da Polícia Militar.
Mineiro reiterou a sugestão dada ao Governo do Estado, em abril deste ano, para a criação de um gabinete de crise, com o objetivo de “fazer o enfrentamento à questão da insegurança no RN”.
Foto: Canindé Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...