quarta-feira, 26 de julho de 2017

MARIA DAS DORES, MAIS UMA MESTRA DO NOSSO MUNICÍPIO QUE ESTÁ COM PROBLEMAS DE SAÚDE PRECISANDO DE AJUDA

MARIA DAS DORES, UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA E AMOR AO ARTESANATO DE SÃO GONÇALO AMARANTE/RN.

Dona Maria das Dores do Nascimento, nascida no Sítio Oiteiro, São Gonçalo do Amarante/RN, é uma das mais antigas artesãs do Município. Começou a trabalhar com artesanato aos oito anos de vida. Faz parte de umas das famílias de maior importância na cultura de São Gonçalo. 

Com certeza a família Nascimento Salustiano teve grande influencia no titulo “São Gonçalo do Amarante, Berço da Cultura do Rio Grande do Norte”. Dona Maria, que hoje tem 75 anos de idade, é casada com o Mestre Currupião da Tribo de Índio carnavalesca Pataxó, é a irmã mais nova da Romanceira Dona Militana e Filha do mestre Atanásio Salustiano.

Em de setembro de 2010, enquanto muitos comemoravam a chegada do aeroporto Aluízio Alves, Dona Maria lamentava, se entristecia, já que a obra se apropriaria de uma mata onde ela retirava a matéria prima para seu artesanato. A coisa ficou tão séria que os artesãos que usam o cipó como a matéria prima foram proibidos de entrar na mata do aeroporto. A partir disso ela e sua família passaram a aventurar-se nas matas de Gramorezinho e Estivas, em Extremoz.

Dona Maria conta que adoeceu dentro da Mata de Gramorezinho quando colhia os cipós. Segundo a mestra, ela sofreu uma paralisia facial, a parte direita do seu corpo ficou paralisada e a deixou sem andar. Ela é mais uma mestra entre tantas do nosso município que está com problemas de saúde. Desde então parou de trabalhar, pois precisa que alguém traga a matéria prima de seu artesanato.

Dona Das dores, relata que o médico a autorizou e aconselhou que a mesma continuasse com suas atividades, inclusive existem encomendas de seu artesanato. É importante destacar que, com a saúde precária, ela tem a urgente necessidade de passar por um tratamento fisioterapêutico para que seu problema não se agrave ainda mais.

No primeiro ano do governo do Prefeito Jaime Calado, em 2009, na gestão de Alexandre Santos à frente da Fundação Dona Militana, uma equipe medica foi montada para visitar os Mestres do Município. Não sabemos o resultado desse trabalho de grande importância, mas de 2009 para cá alguns mestres nos deixaram. Está bem claro que chegou a hora dos gestores públicos voltarem a realizar esse tipo de ação, uma vez que muitos de nossos mestres são idosos e carecem de um olhar diferenciado. Via República das Artes, foto Lenilton Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...