quinta-feira, 27 de julho de 2017

MST-RN ocupa área do “Projeto da Morte” articulado por Henrique Alves

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Rio Grande do Norte (MST-RN) ocupou na noite de ontem, 25, uma área do Perímetro Irrigado do Apodi, na região Oeste, como mais uma etapa da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
O projeto do Perímetro Irrigado do Apodi, conhecido como “Perímetro da Morte”, foi articulado pelo ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), à época ministro da Integração Nacional, atualmente preso numa das etapas da operação Lava Jato.
A área é alvo de conflitos entre representantes do agronegócio e camponeses desde 2012. Estudos de impacto ambiental destacam que o projeto não teria viabilidade técnica, porque a água existente na região só o viabilizaria por cinco anos, além de beneficiar um modelo de agricultura baseado no uso intensivo de agrotóxico.
Em nota divulgada pelo MST-RN, a organização ressalta que o projeto serviu de moeda de troca para a articulação que resultou no golpe de 2016 e na ascensão de Michel Temer (PMDB) à Presidência da República, o que resultou na “imposição de uma agenda de retrocessos à classe trabalhadora brasileira e à reforma agrária”.
“Exigimos que as terras desapropriadas sejam destinadas para a construção de um grande Projeto de Reforma Agrária Popular, que democratize a terra e a água, para que possamos avançar na construção de um modelo de agricultura camponesa e familiar, que produza alimentos saudáveis para o campo e a cidade”, afirmou, em nota, a direção estadual do MST. 
Via http://www.mineiropt.com.br/mst-rn-ocupa-area-do-projeto-da-morte-articulado-por-henrique-alves/
Foto: Cedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...