sábado, 2 de setembro de 2017

Mineiro defende mobilização popular para garantir conclusão da Barragem de Oiticica

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) participou nesta sexta-feira (1º) de visita ao canteiro de obras da Barragem de Oiticica, na comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu. O objetivo da mobilização era cobrar a conclusão dessa importante obra hídrica, orçada em R$ 559 milhões, que deverá beneficiar 500 mil moradores das regiões Central, Seridó e Vale do Açu.
A visita foi articulada pelo Movimento dos Atingidos pela Construção do Complexo Barragem de Oiticica, em parceria com outros movimentos sociais, que reivindicam também a conclusão das obras sociais previstas no projeto.
A construção teve início no governo da presidenta Dilma Rousseff.  Mineiro disse que “a comunidade precisa se manter mobilizada para assegurar os recursos para a conclusão das obras”. De acordo com ele, faltam ainda R$ 240 milhões.
“Em tempos de austeridade fiscal, só a mobilização popular será capaz de arrancar esses recursos para terminar a Barragem de Oiticica”, alertou.
A senadora Fátima Bezerra (PT) observou que a obra “é fundamental para garantir a segurança hídrica, além de trazer benefícios sociais e econômicos para mais de 500 mil pessoas em 27 municípios”.
Fátima disse, ainda, que irá propor que a emenda a que tem direito a bancada federal potiguar seja destinada à Barragem de Oiticica.
A obra da barragem está com índice de execução de 54,15%. A conclusão estava prevista para junho de 2015, o que não aconteceu devido ao atraso dos repasses financeiros pelo Governo Federal. Em 2016, o governo estadual, através da SEMARH, encaminhou uma Nota Técnica ao Ministério da Integração Nacional e ao DNOCS com os valores atualizados da obra e estimativa de conclusão em junho de 2017. O prazo, novamente, não foi cumprido.
Além de Mineiro e Fátima, participaram da visita o governador Robinson Faria (PSD), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), a deputada federal Zenaide Maia (PR), o deputado federal Antônio Jácome (Pode), o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), o secretário estadual de Recursos Hídricos Ivan Júnior, o secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária Raimundo da Costa Sobrinho, o bispo de Caicó Dom Antônio Carlos Cruz Santos, o bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, o representante da Arquidiocese de Natal, Diácono Márcio, prefeitos e vereadores das regiões Central, Seridó e Vale do Açu e representações da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Fetraf-RN), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (Amso), Serviços de Apoios aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), OAB-Caicó e Poder Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...