sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Prefeitura matricula crianças em creches inacabadas na Cidade Ademar

Cantinho-da-Fabiana-2-e1516013808646.jpg
A poucas semanas para ínicio do ano letivo, unidades seguem ainda em obras. Em 2017, Doria prometeu criar quase 8 mil novas matrículas na região.
Quem passa pela rua Walter Ferreira, na altura do número 277, na Cidade Ademar, zona sul da capital paulista, não imagina que o local abrigará uma creche. Mato alto, vidraças quebradas e tintura gasta dão tom à nova unidade do Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Fabiana, conveniada à Prefeitura de São Paulo.
No local, apenas uma faixa pendurada indica a estrutura que antes abrigava uma fábrica de camisetas. Sem informação, mães, pais e responsáveis pelas crianças temem que a unidade não fique pronta a tempo para início do ano letivo.
Mãe de uma criança de dois anos, Karen Vieira da Silva, 24, se assustou ao chegar no endereço onde surgiu a matricula para seu filho. “Não tem possibilidade de uma criança estudar em um lugar desses”, diz a promotora. “Eu acabei pedindo a transferência da vaga para uma escola mais perto de casa, mas ele acabou ficando no último lugar da fila de espera”.
No período de férias, Karen conta com a ajuda da irmã para ficar com o filho enquanto trabalha. Ajuda que chegará ao fim em fevereiro, quando não poderá contar mais com o auxílio da irmã. “Tenho medo de acabar perdendo a vaga do meu filho”, completa.
Há 2 km do CEI Cantinho da Fabiana, outra unidade passa pela mesma situação. A CEI Jorginho, na rua Sebastião Sisson, lembra, pela imagem, um local abandonado.
Por fora, muro e fachada com tintura gasta em meio à grama alta, vista pela entrada principal. Uma faixa indica que o local está em reforma. Nela, o mesmo telefone sinalizado na faixa do CEI Cantinho da Fabiana.
A reportagem do 32xSP esteve presente nas audiências públicas para discussão do Programa de Metas da Prefeitura para 2017-2020, em agosto do ano passado. Segundo proposta apresentada na audiência de devolutivas, a gestão Doria indicou a criação de 7.961 novas matrículas para a região ainda no atual mandato.
Durante campanha eleitoral, o atual prefeito prometeu zerar a fila de espera em creches deixada pela gestão anterior, criando assim 65.000 novas vagas na cidade até março deste ano.
tempo-de-espera-creche-01-e1516013720463.pngNo entanto, segundo dados do portal Pátio Digital, que utiliza dados oficiais da Prefeitura, a demanda de vagas em creches (crianças de zero a três anos) chega a 90.000. Entre os distritos com maior déficit, Cidade Ademar ocupa a 4ª posição, com 4.289 crianças à espera de vaga.
O gargalo para conseguir vagas em creches tem levado pais a buscarem atendimento da Defensoria Pública no intuito de serem contemplados com a matrícula via ação judicial.
É o caso da auxiliar de loja, Gabriella Noronha da Silva, 19, que conseguiu uma vaga para sua filha de 1 ano e 10 meses, após procurar a Defensoria. No entanto, a matrícula também foi encaminhada para a creche Cantinho da Fabiana.
“Fui [na creche] no mesmo dia que soube da vaga. Lá encontrei outras mães que, assim como eu, não estavam encontrando a creche no endereço que nos passaram”, conta.
“Ligamos na Secretaria [da Educação] e fomos informadas que a creche estava em obras, mas não vimos placa nenhuma, apenas na quinta-feira (4) colocaram uma faixa avisando sobre a reforma”, afirma.
Segundo dados recentes do Observatório da Primeira Infância 2017, da Rede Nossa São Paulo e da Fundação Bernard van Leer, uma criança de Cidade Tiradentes, extremo leste da capital, espera, em média, 28 dias para conseguir uma vaga, enquanto crianças, de zero a três anos, da Cidade Ademar, podem aguardar até 755 dias por uma matrícula.
Questionada, a Secretaria Municipal da Educação informa que unidades conveniadas citadas pela reportagem passam por reformas durante o mês de janeiro, período de recesso em que tradicionalmente são realizadas as adaptações, melhorias e atualizações necessárias em prédios escolares, para receber os alunos na volta às aulas, dia 5 de fevereiro.
Já em relação às crianças citadas, a pasta assegura que, ambas têm vaga garantida na rede municipal, e ainda enfatiza que a ampliação de vagas em creche é prioridade da atual gestão. https://www.cartacapital.com.br/blogs/32xsp/prefeitura-matricula-criancas-em-creches-inacabadas-na-cidade-ademar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...