segunda-feira, 30 de abril de 2018

Zonas Norte e Leste destacam importância de defender Lula e eleger uma bancada federal que o apoie

Não adianta só votar no Lula para presidente, tem que votar também nos/as deputados/as federais e senadores/as alinhados com o seu projeto de governo para reconstruir o Brasil. Essa foi a defesa central nas plenárias deste sábado (08), nas zonas Norte e Leste de Natal, com o pré-candidato a deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN) e o pré-candidato a deputado estadual Eraldo Paiva (PT/RN). O debate contou com a participação de moradores/as dos bairros que relataram as demandas da região e destacaram a importância do “Lula Livre” e da escolha dos representantes na bancada federal para não se repetir situações como o golpe contra Dilma.
A importância de eleger deputados/as estaduais também foi destacada, principalmente diante da boa perspectiva de vitória da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) para o Governo do RN. Foi falado, ainda, sobre a pré-candidatura de Zenaide Maia (PHS/RN) para o Senado e sobre as discussões de aliança com o PCdoB e PHS.

Dona Antônia, que mora há 39 anos no bairro Santa Catarina, lamentou o “esquecimento da zona norte” e a falta de representatividade da região. Ela relatou a dificuldade que é para se tomar uma simples vacina no bairro e a peregrinação que se faz para conseguir atendimento. Maria Coutinho, do Jardim Progresso, criticou também essa situação e o fato de, por exemplo, inaugurarem postos de saúde que não funciona.

“O que acontece na Zona Norte que tudo que chega é de 3° mão?’, questionou Maria Rita, do Jardim Progresso, ao criticar a falta de políticas públicas efetivas para a região. Ela fez uma relação entre a “solidão do militante” e a importância de mapear e ampliar a rede de contato e apoio na zona norte, que possui uma grande comunidade de petista e apoiadores, para lutar de modo permanente por melhorias nos bairros. Ela destacou, ainda, que “o nome de Mineiro é o único que passa no filtro de todos os grupos, porque é uma construção que ele fez ao longo dos mandatos. Ele não discute apenas uma causa, ele está aberto a discutir com vários segmentos”.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo deputado também foi lembrado pelos/as mais jovens. Gabriel Acioli, de 14 anos, morador de Soledade 2, disse acompanhar a atuação de Mineiro desde 2012, quando foi candidato a Prefeito de Natal. “Eu me identifiquei com Mineiro e falei para os meus pais votarem nele desde então. Eu sinto muita sinceridade no que ele fala”, relatou. A Glaucia Basilio, que recém completou 18 anos, disse que essa será a primeira eleição que irá votar. “Estou muito preocupada com a situação do país e temos uma responsabilidade grande esse ano. O golpe foi contra todo mundo, estamos perdendo nossos direitos. Todos temos voz e é preciso usar essa voz, participar e lutar pelos nossos direitos. Acredito que Mineiro vai nos guiar nessa luta”, afirmou a jovem.

Na Zona Leste os/as moradores também estavam muito confiantes com a pré-candidatura de Mineiro para compor a bancada federal do RN e tiraram dúvida sobre como poderiam contribuir para ampliar a rede de apoio. Como encaminhamento do debate das duas zonas foram formadas comissões com representantes de cada bairro para construir atividades de mobilização e contribuir com a elaboração do projeto para o RN.
REAGIR
Eraldo Paiva, pré-candidato a deputado estadual, falou sobre o momento delicado em que vive a democracia brasileira e que a ideia do golpe, que teve início em 2016, é diminuir ou tentar acabar com os nossos direitos. Ele reforçou, ainda, que “tudo isso que ocorreu no processo de impeachment foi porque não elegemos nossos candidatos na bancada federal”. “É preciso fazer uma reflexão sobre a importância de votar para presidente, mas também em nossos parlamentes. Precisamos de pessoas qualificadas para enfrentar o que virá”, disse.


Mineiro acredita que o maior adversário nessa eleição será a desilusão e descrença das pessoas com a política. “É isso que a gente precisa mudar. Precisamos conversar sobre isso”, disse o deputado. “Quando a gente dizia que ao tirar a Dilma as coisas iam piorar, as pessoas não se davam conta. Agora elas estão sentindo os efeitos disso. O comércio nos bairros tem caído, o desemprego está voltando, os pedintes nas ruas estão voltando, o índice de investimento no Brasil caiu, nossos direitos sendo tomados”, exemplificou. “Tiraram a Dilma para fazer isso que está acontecendo e não tivemos como impedir porque não tínhamos maioria no Congresso Nacional”, reforçou.


O pré-candidato a federal defende, contudo, que apesar do desânimo, não há motivo para ficar de cabeça baixa. “As pessoas ainda apontam um horizonte de esperança de que as coisas podem mudar”, disse dando como exemplo os nomes de Lula e da senadora Fátima Bezerra estarem liderando nas pesquisas para presidente e governo do RN. Ele destacou, também, a formação da rede de resistência em apoio a Lula, que inclui também pessoas além do partido que enxergam a injustiça e perseguição e o que está em jogo. “O que o Brasil conquistou com Lula foi uma discussão construída há décadas. Ele representa essa luta. Nossa prioridade é defender o Lula”.

Fotos: Vlademir Alexandre (Confira o álbum AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos leitores, bem vindo a pagina do Blog Imperial. Seu comentário é de extrema importância para nosso crescimento.

Marcos Imperial

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...